Abril 2018

por Nelson Rubens Kunze 01/04/2018

Prezado leitor,

Você tem em mãos a edição número 248 da Revista CONCERTO, o guia da música erudita no Brasil. Aqui você se informa sobre tudo o que se passa no universo dos clássicos, em textos e entrevistas produzidos por alguns dos principais jornalistas culturais e especialistas no assunto. 

O mês de abril insinua uma tímida retomada da atividade lírica nacional. Além do início da temporada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com Um baile de máscaras, de Verdi, e La traviata, de Puccini, no Palácio das Artes em Belo Horizonte (a mesma produção será apresentada no Theatro Municipal paulistano em maio), estreia em Manaus a ópera Fausto, de Gounod, abrindo a 21ª edição do Festival Amazonas de Ópera. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com os diretores Luiz Fernando Malheiro (FAO), Fernando Bicudo (TMRJ), Paulo Zuben (Theatro São Pedro) e Roberto Minczuk (TMSP), bem como com os diretores cênicos André Heller-Lopes e Jorge Takla, para apresentar um quadro da temporada, como você poderá ler na matéria de capa desta edição (página 22). 

Em abril, o compositor Ronaldo Miranda, professor da Universidade de São Paulo, completa 70 anos de idade. Autor de uma vasta e inspirada obra, Miranda terá uma nova composição – Seis cantos de Lorca, para soprano, coro e orquestra – estreada neste mês pela Osesp. A jornalista Camila Frésca conversou com o compositor, que falou da nova peça e de sua atividade musical (página 14).

A seção Repertório desta edição aborda a Missa do compositor norte-americano Leonard Bernstein, que neste ano é lembrado pelo centenário de seu nascimento (página 26). Controvertida pela diversidade de linguagem e por suas grandes proporções, a obra será interpretada no Theatro Municipal de São Paulo sob direção de Roberto Minczuk.

A espetacular cantora norte-americana Cathy Berberian, sensação da música de vanguarda da segunda metade do século passado, é tema da seção Gramophone, que traz conteúdo exclusivo da prestigiosa revista britânica (página 18). Também da Gramophone, publicamos a escolha do editor entre os principais lançamentos do mercado fonográfico internacional (página 44). 

Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica os artigos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre a pianista venezuelana Gabriela Montero, que fará apresentações em São Paulo e Belo Horizonte), Jorge Coli (que critica os “conceitos” de produções líricas modernas) e Júlio Medaglia (sobre a coleção de DVDs do Movimento Violão). O maestro Júlio Medaglia, aliás, também faz aniversário em abril – completará 80 anos. Veja a nossa homenagem a este multifacetado artista e agitador cultural, que é amigo, colaborador e colunista da Revista CONCERTO desde 1996 (página 8).

Leia ainda as seções Palco, que focaliza o vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, e Fermata, que apresenta o novo trabalho do eclético pianista Fábio Caramuru. E acompanhe o Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, com as atrações de São Paulo, do Rio de Janeiro e de diversas cidades do Brasil.

Consulte a Revista CONCERTO e participe da temporada clássica. Desejamos a todos um ótimo mês musical!