Notícias do mundo musical

por Redação CONCERTO 01/08/2018

Emesp realiza segunda semana dedicada ao piano

Entre os dias 13 e 17 de agosto, acontece a II Semana do Piano da Escola de Música do Estado de São Paulo, na própria sede da instituição. A programação é composta por recitais, workshops e palestras, sob coordenação da pianista Karin Fernandes, e é aberta ao público. Entre os nomes participantes, estão os pianistas Cristian Budu, André Marques, Paulo Braga, Lis de Carvalho, Tiago Costa, além de formações como o São Paulo Piano Quartet. As palestras terão temas variados, como a obra de Bach, o repertório brasileiro, técnicas de improvisação, o papel do piano na música de câmara. Também estão programados lançamentos de discos, entre eles o novo trabalho da soprano Marília Vargas dedicado ao repertório de canções.


Tenor brasileiro grava ópera com Europa Galante e Fabio Biondi

O tenor brasileiro Matheus Pompeu vai gravar a versão italiana inédita da ópera polonesa Halka, de S. Moniuszko, com o maestro Fabio Biondi e o conjunto Europa Galante, um dos principais grupos do mundo dedicados à música antiga. Pompeu também fará com eles um concerto que será realizado este mês, no dia 24, na Sala Witold Lutoslawski, no Festival de Varsóvia. Nascido em Três Corações, Pompeu estudou em São Paulo com Isabel Maresca e, desde o ano passado, vive na Espanha, onde integra o Centre de Perfeccionament em Valência, trabalhando com artistas como o tenor Plácido Domingo. Entre seus compromissos futuros estão outra parceria com o Europa Galante e o maestro Biondi: a Petite messe solennelle, de Rossini, no Festival de Bremen, na Alemanha.

Matheus Pompeu [Divulgação / Adriano Bastos]
Matheus Pompeu [Divulgação / Adriano Bastos]

Ars Hodierna retoma programação

Após seis meses de recesso, a Orquestra Ars Hodierna, de Brasília, volta a se apresentar em agosto em seu trabalho de difusão da música contemporânea. Fundado em 2007 pelo maestro Jorge Lisbôa Antunes, o grupo fará três concertos este mês em escolas públicas da cidade, apresentando obras de Vaja Azarashvili, Elliott Carter, Guerra-Peixe e Jorge Antunes. Como solistas, apresentam- -se o violoncelista Rodolfo Borges e o saxofonista Asdrubal Bandeira, brasileiro radicado na França.


Bohumil Med completa 50 anos de Brasil

O músico Bohumil Med completou em julho cinquenta anos de Brasil. Fundador da MusiMed, importante editora dedicada à música, ele chegou no país em 1968, vindo da Tchecoslováquia, onde estudou no Conservatório Estatal de Música de Praga e na Academia de Artes Janácek de Brno. Integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira, foi professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília e um dos fundadores da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. É autor de importantes livros didáticos, utilizados por diferentes gerações de artistas brasileiros, entre eles o “Curso básico de teoria da música”.

Bohumil Med [Divulgação]
Bohumil Med [Divulgação]

Criança Cidadã vai tocar autores iranianos

A Orquestra Criança Cidadã, resultado de importante projeto de formação musical e inclusão social de Pernambuco, fará até o fim do ano a estreia de obras de compositores iranianos. O projeto teve início durante as preparações para a turnê que o grupo realizou em julho pela Argentina. Uma das apresentações, na Sinagoga da Congregação Israelita Argentina, teve como tema a união em meio à diversidade e, para tanto, foram tocadas obras de autores cristãos, judeus e muçulmanos. Na hora de formatar o repertório, a orquestra entrou em contato com uma associação que reúne jovens compositores iranianos. Duas das partituras – de Mehran Badakshan e Sepehr Pirasteh – foram tocadas no concerto, mas a orquestra resolveu que fará também a estreia das outras obras enviadas pela associação, totalizando quatro estreias latino-americanas e celebrando uma parceria inédita no Brasil com a música do Irã.


Confira a programação de agosto dos Cursos CLÁSSICOS na Sala São Paulo

Segue em agosto a programação dos Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO na Sala São Paulo. A partir do sábado dia 4 (das 15h às 18h), o professor Leonardo Martinelli apresenta Por dentro da música clássica, um mergulho sem medo em questões ligadas à percepção musical, à compreensão de estilos e das formas musicais e sua relação com os períodos da história da música. No segundo curso, sábados dias 25 de agosto e 1º de setembro (das 10h às 13h), o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo apresenta Bernstein, o maestro do século, abordando as diversas facetas desse músico completo, cujo centenário está sendo festejado neste ano. Nos mesmos sábados dias 25 de agosto e 1º de setembro, mas na parte da tarde (das 15 às 18h), a pesquisadora Camila Frésca aborda os compositores e pianistas Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, dois nomes fundamentais da música brasileira, no curso intitulado Populares e clássicos. Consulte descontos especiais para assinantes, ex-alunos ou estudantes, bem como para inscrições antecipadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3539-0048 ou no site www.concerto.com.br/cursos-classicos.