Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/08/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Esta é a edição de agosto da Revista CONCERTO, o guia mensal da música clássica no Brasil. Se, em razão da pandemia, ainda não há certeza de quando será possível a realização de concertos públicos, em diversas cidades do mundo teatros e orquestras estão estabelecendo protocolos sanitários para uma retomada gradual e segura das atividades. Isso ocorre agora também aqui no Brasil, como você poderá ler na seção Contraponto. A primeira etapa do processo são apresentações de câmara realizadas no palco, sem plateia, com transmissão ao vivo pela internet, como programam para agosto a Sala Cecília Meireles e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Acompanhe no Site CONCERTO atualizações diárias sobre as apresentações on-line, bem como notícias sobre uma eventual retomada de concertos públicos – assinantes da Revista CONCERTO têm acesso integral ao conteúdo do Site CONCERTO. (Clique aqui para saber como fazer o login.)

Sem concertos e recitais, a Revista CONCERTO tem privilegiado matérias relacionadas à música gravada ou veiculada on-line. Não há concertos ao vivo com público, é verdade, mas há música, e é dela que tratamos.

A matéria de capa desta edição é sobre a música para cinema. O jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com alguns profissionais que trabalham na área para redigir um texto que aborda grandes compositores e filmes que marcaram época, traçando um panorama histórico do gênero.

Na seção Em conversa, publicamos uma entrevista com Olaf Maninger, que, além de violoncelista da Filarmônica de Berlim, é diretor do Digital Concert Hall, plataforma de transmissão on-line de concertos da orquestra. Maninger, um dos mais experientes profissionais do streaming de música clássica no mundo, fala do papel da internet para a difusão musical e aponta caminhos para uma maior ação na rede. 

Luciana Medeiros entrevista Sergio da Costa e Silva para escrever sobre o festival de harpas na seção Fermata. Na página Repertório damos sequência à série Beethoven 250, desta vez abordando suas sonatas para piano em texto de Camila Fresca. E, como em todos os meses, não perca os artigos de nossos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia. 

Desejamos a todos muita saúde e um ótimo mês musical!