Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/10/2020

Prezada leitora, prezado leitor!

A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO aborda o compositor cearense Alberto Nepomuceno, importante nome do Romantismo no Brasil. Figura central na passagem do século XIX ao século XX, Nepomuceno é lembrado neste ano em razão do centenário de sua morte. Irineu Franco Perpetuo conversou com vários artistas e escreve sobre as iniciativas que buscam divulgar o rico legado do compositor (página 14).

O atuante violinista e maestro carioca Felipe Prazeres é o entrevistado do mês. Simpático e informal, Felipe conversou com a jornalista Luciana Medeiros e contou de seu trabalho na Petrobras Sinfônica e na Johann Sebastian Rio (página 10). O grupo, conhecido por suas propostas dinâmicas e inovadoras, apresentará neste mês, na Sala Cecília Meireles, a integral dos Concertos de Brandenburgo de Bach. 

Entre outubro e novembro, em comemoração aos seus 50 anos, a Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte, realiza a sua 1ª Temporada Digital de Ópera. Além de uma academia, aulas, palestras, exposição de cartazes, uma ópera em vídeo e mostra de cinema, a temporada também promoverá um grande webinar, #ÓperaHoje, do qual tenho a satisfação de ser um dos curadores (página 7).

Depois de alguns meses de teatros fechados e sem programação em razão da pandemia, a Revista CONCERTO retoma neste número a seção Roteiro Musical, listando as apresentações realizadas em alguns palcos brasileiros, a maior parte ainda sem público, com transmissão ao vivo pela internet (página 16). E na seção Brasil Musical, a jornalista Camila Fresca escreve sobre os desafios técnicos que as salas de concerto enfrentam para realizar transmissões on-line de qualidade (página 8).

Leia ainda nesta edição uma matéria sobre o compositor Fernando Deddos (página 20), bem como os textos dos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia. 

Desejamos um bom CONCERTO e um ótimo mês musical!