Arnaldo Cohen comemora 70 anos com orquestra de bolsistas de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 12/07/2018

O pianista brasileiro Arnaldo Cohen, que reside nos Estados Unidos, vem ao Brasil para comemorar seus 70 anos. Ele participa do Festival de Inverno de Campos do Jordão como professor e como solista da Orquestra do Festival, nesta sexta, dia 13 de julho, na Sala São Paulo, e no dia 14 no Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão.

Arnaldo Cohen [Divulgação]
Arnaldo Cohen [Divulgação]

Nas duas ocasiões, ele interpreta o Concerto nº 3 em dó menor de Ludwig van Beethoven. As apresentações são regidas por Sian Edwards e têm ainda a Passacalha para o Novo Milênio de Edino Krieger e as Variações Enigma, Op.36 de Elgar.

Na próxima terça-feira, dia 17, Cohen volta a se apresentar na Sala São Paulo, desta vez para um programa de câmara, acompanhado pelos músicos Emmanuele Baldini (violino), Cármelo de los Santos (violino), Horácio Schaefer (viola), Fabio Presgrave (violoncelo), Winston Ramalho (violino), Peter Pas (viola) e Santiago Sabino de Carvalho (violoncelo). No repertório da apresentação estão o Quinteto op. 44 de Schumann e o Quinteto op. 34 de Brahms.

Cohen também ministrará duas masterclasses para os bolsistas da classe de piano do Festival e para alunos de outras instituições.

Arnaldo Cohen nasceu no Rio de Janeiro em 1948, se formou em piano e violino pela UFRJ e começou a carreira como violinista no Theatro Municipal carioca. Foi aluno de piano de Jacques Klein, Bruno Seidlhofer e Dieter Weber. Ganhou a Busoni International Piano Competition e passou a se apresentar em importantes teatros de todo o mundo. Viveu por mais de duas décadas em Londres e, desde 2004, mora nos Estados Unido, onde é professor vitalício na Universidade de Indiana.