Duo Santoro celebra 30 anos de carreira com concerto digital

por Redação CONCERTO 27/01/2021

Tudo começou ainda na Calábria, no início dos anos 1950. E no momento em que Sandrino Santoro e o pai resolveram embarcar em um navio que, vinte e um dias depois, os deixaria no Rio de Janeiro.

Sandrino estava então com 13 anos. Precisou trabalhar para sustentar a família. E fez da música seu caminho: tornou-se um dos principais contrabaixistas do país, professor de gerações de artistas brasileiros.

E também dos filhos Ricardo e Paulo. Ainda pequenos, sonhavam em ser músicos, como o pai. Como o contrabaixo era grande demais, ganharam dele um violoncelo. 

Era uma solução provisória, mas tornou-se definitiva. Os dois não apenas estão entre os principais nomes do instrumento no Brasil como formaram um duo que completa em 2021 trinta anos de atividades, que serão celebrados com um concerto digital no dia 2 de fevereiro no canal do YouTube do Duo Santoro.

A apresentação foi batizada de “O compositor é vivo!”. E o nome é significativo de uma das marcas principais do trabalho do duo: a atenção à música brasileira, inclusive com a prática constante de encomenda de obras.

O recital, por exemplo, terá a estreia mundial de duas peças: O espelho de Jano, de Rodrigo Chicchelli, e Canção da mais alta torre, de Rodrigo Marconi. O duo interpreta ainda outras obras escritas para os artistas por Edino Krieger (Cadência), Pauxy Gentil-Nunes (Três Canções) e André Mehmari (Contrastes).

“Neste concerto, apresentaremos um pequeno panorama do que é produzido atualmente na literatura brasileira para dois violoncelos, com obras que valorizam a vida e a nossa cultura. Com todas as privações dos últimos tempos, nunca deixamos de admirar e amar a música... Com muito orgulho, o Duo Santoro, cada vez mais, valoriza o compositor que se dedica arduamente a esta arte”, diz Paulo Santoro. 

Para Ricardo Santoro, o concerto pretende mostrar “o que há de melhor na música brasileira: compositor e intérprete brasileiros trabalhando lado a lado para levar a todos, via internet, um momento de paz e de alegria neste momento tão difícil pelo qual o mundo está passando”.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
Notícias
Com novas regras de isolamento, Osesp altera horário de concertos
Noticias Filarmônica de Minas Gerais abre série de verão com serenatas
Notícias Filme do Fórum Econômico de Davos reúne músicos de todo o mundo
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade
Notícias Clara Paulino assume presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Duo Santoro [Stefano Aguiar/Divulgação]
Duo Santoro [Stefano Aguiar/Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.