Filme-concerto do Fórum de Davos reúne músicos de todo o mundo

por Redação CONCERTO 26/01/2021

Orquestras, corais e músicos de diferentes partes do mundo reuniram-se para criar o filme See Me, idealizado pela maestrina Marin Alsop para abrir a nova edição do Fórum Econômico Mundial de Davos, no último final de semana.

Entre os conjuntos, está o Coro da Osesp, que participou da interpretação de uma nova peça da compositora Reena Esmail. Também atuaram na filmagem artistas como o violoncelista Yo-Yo Ma e músicos e grupos de Pequim, Drakensberg, Cabul, Florença, Filadélfia, São Paulo e Viena.

 

Cada locação teve desafios próprios, conta a diretora Bernardette Wegenstein em depoimento ao site do fórum. “Eles foram desde a necessidade dos cantores atuarem de máscaras em São Paulo, exigência das autoridades, até o vento em Filadélfia durante a performance ao ar livre da Black Pearl Chamber Orchestra, que interpretou o movimento da tempestade da Sinfonia Pastoral de Beethoven, ou então à neblina cobrindo uma solista da Orquestra da Rádio de Viena ORF”, diz.

Yo-Yo Ma, por sua vez, foi filmado sozinho, nas areias de Crane Beach, nos Estados Unidos, interpretando obras de Bach.

Para Alsop, o filme, de cerca de 25 minutos, “é uma jornada que começa com uma voz solitária tocando Bach e segue para as muitas vozes cantando a peça de Reena Esmail, e para as centenas de vozes celebrando nosso belo planeta com a Sinfonia Pastoral de Beethoven”. “É uma jornada que, esperamos, possa levar conforto, alegria e, mais importante, esperança, às pessoas”, completa a maestrina. 

“Realizar o projeto durante uma pandemia global significou poder encontrar apoio no trabalho de colegas, não importa onde estivessem, colegas que na maior parte dos casos nunca se conheceram pessoalmente. A palavra fundamental era confiança”, diz Bernardette Wegenstein.

Leia mais
Notícias Filarmônica de Minas Gerais abre série de verão com serenatas
Notícias Metropolitan Opera cria cargo dedicado a promover a diversidade
Notícias Clara Paulino assume presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]
Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]
Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]
Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]
Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]
Cena do filme-concerto See Me [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.