“Gran Finale” promove canto coral entre crianças e adolescentes

por Redação CONCERTO 06/10/2017

Vinte e um corais de diferentes regiões do país, totalizando 350 crianças e jovens, vão se apresentar no próximo dia 9 de outubro, no Teatro Bradesco em São Paulo, no concerto de encerramento do Gran Finale, o Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens. O festival conta com a regência da maestrina norte-americana Ruth Dwyer, reconhecida como especialista em coral infantil, juvenil e educadora musical.

O Gran Finale, que está em sua 13ª edição, tem como finalidade difundir o canto coral no Brasil e neste ano concedeu bolsa incentivo a metade dos participantes, de comunidades de baixa renda. Em 12 anos de realização, o festival reuniu mais de 5 mil coralistas participantes, entre crianças e jovens de 274 corais brasileiros, impactando mais de 19 mil pessoas, que assistiram às apresentações. O formato do Gran Finale é único e inovador no Brasil, inspirado no Festival Anual de Corais Infantis do Carnegie Hall, em Nova York (EUA), e não tem caráter competitivo. Seu objetivo é estimular o canto coral, além de promover a inclusão social por meio da música.

O Festival, também promove um workshop para instrumentalizar e reciclar os conhecimentos dos regentes inscritos, com a abordagem de novos temas e também a observação dos ensaios dos corais participantes. Nesta edição, participarão mais de 80 regentes de oito estados do Brasil.

A edição de 2017 tem direção cênica de João Malatian. A direção artística é da idealizadora do evento, regente Lilia Valente, que afirma: “Trabalhamos com a autoestima das crianças e jovens, e, por meio do canto coral, elas desenvolvem diversas habilidades, memória e o aprendizado de várias culturas. A música é um canal para transformar o futuro em um mundo melhor, mais sensível.”

SERVIÇO

Gran Finale, o Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens

Maestrina convidada: Ruth Dwyer/EUA

Direção Cênica: João Malatian

Direção Artística: Lilia Valente

Dia 9 de outubro, com duas sessões, às 19h e às 20h30

Teatro Bradesco – Shopping Bourbon Pompeia – Piso Perdizes

Rua Palestra Itália, nº 500

Ingressos a partir de R$ 12,50, à venda na bilheteria do Teatro Bradesco ou pelo aplicativo, telefone, site e postos de venda do Ingresso Rápido