Marin Alsop rege "Sinfonia nº 9" de Mahler à frente da Osesp

por Redação CONCERTO 05/12/2017

Marin Alsop reassume a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos dias 7, 8 e 9, com uma das mais importantes sinfonias do repertório, a Sinfonia nº 9 de Mahler. Alsop tem se dedicado, nas últimas temporadas, à integral do compositor. A nona de Mahler, com um dos adagios mais dilacerantes de sua produção, sintetiza de certa forma as questões que o preocuparam, como a conturbada relação entre o homem e o mundo em que vive.

Marin Alsop [Adriane White]
Marin Alsop [Adriane White]

A Osesp encerra a temporada 2017 nos dias 14, 15 e 16, com três concertos comandados pelo maestro Thomas Blunt. O tema da apresentação é o final de ano, com destaque para A ceremony of carols, de Benjamin Britten, escrita para o Natal de 1942 e baseada em textos da coletânea The english galaxy of shorter poems.

A obra foi escrita para orquestra, coro e um time de solistas que, em São Paulo, será composto da soprano Anna Carolina Moura, do tenor Luiz Guimarães e do baixo Francisco Meira. Participam ainda o Coro da Osesp e o Coro Acadêmico da Osesp. Completa o programa, a Cantata nº 140 - Wachet auf, ruft uns die Stimme, de Bach; no dia 16, também compõem o repertório obras corais de Mendelssohn, Poulenc, Taverner e Jan Sandström.

[Veja mais no Roteiro Musical]