Orquestras brasileiras oferecem concertos e óperas na internet

por Redação CONCERTO 23/03/2020

Não foram apenas as orquestras e companhias de ópera europeias e americanas que resolveram manter o contato com o público durante o período de confinamento provocado pela disseminação do coronavírus Covid 19. Grupos brasileiros também criaram caminhos para seguir oferecendo apresentações de seus acervos.   

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de todas gravações de seu selo digital, publicou esta semana em seu site o registro com as obras estreadas pelo grupo no ano passado na Sala São Paulo.

O Theatro São Pedro também vai colocar concertos e montagens de óperas em seu canal no YouTube. A primeira delas, já no ar, é a dobradinha Pulcinella & Arlecchino, que uniu as peças de Stravinsky e Busoni, sob direção de William Pereira e Ira Levin. 

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está relembrando os mais de cem vídeos com trechos de concertos, bastidores e histórias de compositores em seu canal no YouTube. A orquestra também acaba de lançar seu podcast Filarmônica no Ar (na primeira temporada, o tema será Formas Musicais). E uma série sobre Beethoven, motivada pelos 250 anos do compositor, um dos temas da temporada deste ano.

Na página do Facebook do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, artistas da casa – orquestra e coro – têm feito pequenas apresentações individuais. Além disso, registros históricos de óperas da casa também estão sendo oferecidos como alternativa – entre eles, há a célebre Traviata que indispôs Maria Callas e Renata Tebaldi nos anos 1960.

A Orquestra Petrobras Sinfônica vai disponibilizar 45 vídeos com trechos de apresentações do grupo no YouTube. Já a Sala Cecília Meireles criou a série Fermata. Explica-se: fermata é o símbolo que, em música, significa “parada”. Na “série”, a Sala vai usar seu canal no YouTube para colocar registros de concertos recentes de sua história, com especial destaque para a música brasileira.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre também colocou boa parte de seus concertos da temporada 2019 em seu canal no YouTube. Entre os destaques, está a montagem da ópera Orfeu e Eurídice apresentada no Theatro São Pedro com regência de Evandro Matté e direção cênica de William Pereira. 

A Filarmônica de Goiás também preparou uma agenda para o período de quarentena. Na página do Facebook dos músicos da orquestra, concertos dos últimos anos serão oferecidos periodicamente – o primeiro teve a obra de Guerra-Peixe como tema. Em Salvador, Ricardo Castro e os músicos do Neojiba têm realizado ensaios pela internet, também abertos ao público – eles podem ser vistos na página do Facebook do projeto.

Cena da produção de Pulcinella & Arlecchino, no Theatro São Pedro de São Paulo [Divulgação]
Cena da produção de Pulcinella & Arlecchino, no Theatro São Pedro de São Paulo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.