Sinfônica da Bahia cria academia com ações afirmativas na seleção

por Redação CONCERTO 06/08/2020

A Orquestra Sinfônica da Bahia resolveu criar a Academia Virtual da Osba, projeto de aulas à distância oferecidas pelos integrantes da orquestra e dirigidas a musicistas e músicos em formação. Um dos destaques do projeto é a inclusão de ações afirmativas no processo seletivo: 40% das vagas serão reservadas a mulheres e a pessoas autodeclaradas negras ou indígenas e que estejam em situação de vulnerabilidade social. 

"Em suas ações artísticas e comunicacionais, a Osba vem se afirmando como uma orquestra que busca estabelecer diálogos com temas contemporâneos e muitos deles configuram debates urgentes em nossa sociedade. As ações afirmativas da Academia Virtual nasceram deste processo de amadurecimento interno que está em curso”, afirma Fabiana Pimentel, diretora executiva da Osba. “Nosso objetivo agora é avançar ainda mais nessa direção. Este edital foi construído com a colaboração de um grupo multidisciplinar composto por integrantes do corpo administrativo da orquestra cujo foco inicial tem sido refletir sobre como temas como diversidade e representatividade podem se integrar ao nosso cotidiano organizacional”, complementa.

A Academia vai oferecer 95 vagas para 14 instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. As inscrições podem ser feitas entre os dias 5 e 23 de agosto por meio deste link. O processo seletivo ocorrerá através do exame de um vídeo musical enviado pelos candidatos.

"A criação de uma Academia de Música fomenta o estudo da música sinfônica, abrindo um novo espaço para ensino e aprendizado relacionado a esse meio, favorecendo o desenvolvimento de futuros profissionais para o mercado da música e orquestra e colaborando para que o nível de formação dos profissionais seja aprimorado, gerando um impacto sociocultural positivo e de longa duração”, diz o maestro Carlos Prazeres, diretor artístico da sinfônica. 

As aulas serão realizadas entre os dias 14 de setembro e 20 de novembro, com um encontro semanal de uma hora. Os alunos, em seguida, gravarão um vídeo-concerto que será veiculado nas redes sociais da Osba em data a ser definida no mês de dezembro de 2020.  Ainda, será oferecida uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2.500,00 para até 6 alunos com os melhores desempenhos. 

Leia mais
Notícias
John Neschling abre nova série dos Encontros CLÁSSICOS
Notícias Festival da Dellarte apresenta oitenta atrações na internet
Colunistas Adeus a Benito Juarez, por Irineu Franco Perpetuo

Orquestra Sinfônica da Bahia [Divulgação]
Orquestra Sinfônica da Bahia [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.