Thierry Fischer rege 'Suíte antiga' de Alberto Nepomuceno

por Redação CONCERTO 20/01/2021

A Osesp volta a se apresentar esta semana sob o comando de seu diretor musical e regente titular Thierry Fischer, em concertos nos dias 21, 22 e 23. A apresentação de sexta-feira será transmitida ao vivo pela internet. 

O programa traz a Sinfonia nº 2 de Beethoven, mais um capítulo da integral do compositor que Fischer vem realizando em seu primeiro ano no cargo. 

Mas o principal destaque é a Suíte antiga de Alberto Nepomuceno, uma das homenagens ao compositor, de quem se lembrou o centenário de morte em 2020, que precisou ser adiada por conta da pandemia. 

“Abolicionista e republicano, Nepomuceno foi um dos músicos emblemáticos do novo regime, constituindo, ainda, a ligação entre os dois compositores brasileiros de maior inserção internacional: Carlos Gomes (1836-1896) e Villa-Lobos (1887-1959). Cosmopolita, estudou em Roma, Berlim, Paris e Viena, difundindo no Brasil as novidades colhidas nesses centros musicais europeus. Divulgou a música dos outros compositores brasileiros, reformou o Hino Nacional e trabalhou pelo resgate da obra do padre José Maurício (1767-1830). Como maestro, foi o primeiro brasileiro a reger a Filarmônica de Berlim – e estreou por aqui novidades como o Prélude à l’après-midi d’un faune, de Claude Debussy (1862-1918). Como pedagogo, dirigiu o Instituto Nacional de Música, lutou pela modernização do ensino musical e quis traduzir o Tratado de harmonia de Schönberg. Sua obra vai do piano solo à ópera, passando por música de câmara, sinfônica e canções”, escreveu recentemente no Site CONCERTO o jornalista Irineu Franco Perpetuo.

A Suíte antiga foi estreada em 1894 pela Filarmônica de Berlim, com regência do próprio compositor. “O que guia Nepomuceno aqui é a possibilidade de tomar emprestados elementos de diversas épocas da história da música, daí a mistura estilística que observamos na obra”, escreve o musicólogo João Vicente Vidal em ensaio sobre o compositor publicado no site da Osesp. “Como a típica música historicista do século XIX, que toma convenções do passado como base para obras em perfeito acordo com os pressupostos de seu próprio tempo, a Suíte antiga é uma das composições que melhor revelam Nepomuceno como artista romântico”, completa. 

Leia mais
Revista CONCERTO
Alberto Nepomuceno, por Irineu Franco Perpetuo
Revista CONCERTO O pai da música brasileira, por Júlio Medaglia
Notícias Diretor do Metropolitan Opera pede ajuda às artes em carta a Joe Biden 
Notícias Projeto Música para Respirar 24/7 ganha prêmio por ação na pandemia
Notícias De Mozart ao século XXI, oito óperas para assistir na internet
Notícias Oficina de Música de Curitiba transmite concertos ao vivo
Notícias Revista CONCERTO renova parceria com Digital Concert Hall: leitores ganham 20% de desconto

Thierry Fischer durante ensaio na terça-feira, dia 19, na Sala São Paulo [Reprodução/Facebook Osesp]
Thierry Fischer durante ensaio na terça-feira, dia 19, na Sala São Paulo [Reprodução/Facebook Osesp]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.