Trompista Daniel Havens morre em São Paulo

por Redação CONCERTO 15/01/2021

O maestro norte-americano Daniel Richard Havens, radicado no Brasil desde a década de 1970, morreu em São Paulo, aos 74 anos.

Havens iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade. Aos 12 anos, escolheu a trompa como instrumento principal, formando-se em música na escola pública de Los Angeles, Califórnia. Logo de sua estreia nos palcos venceu diversos prêmios, tendo participado de mais de 30 conjuntos das mais diversas formações.

No início da década de 1970 mudou-se para o Brasil para ser trompa solista da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Também foi primeiro trompa da Orquestra Municipal de São Paulo e, a convite do maestro Eleazar de Carvalho, ocupou a mesma posição na Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. No Brasil, recebeu o Prêmio de Melhor Solista Instrumental pela APCA, em 1977. 

A partir de 1987 Daniel Havens deixou a trompa e seguiu carreira como compositor, orquestrador e maestro. Foi regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e regeu como convidado a Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Banda Sinfônica do Festival de Londrina, entre outras.

Diversos músicos e colegas lamentaram a morte de Daniel Havens. O trompista Luiz Garcia, solo da Osesp, escreveu em sua página do Facebook: “Muito triste com a partida do meu mentor, conselheiro, amigo Daniel Havens! Uma imensa inspiração que se despede dessa vida!”

Daniel Havens (reprodução)
 

Leia mais
Notícias Hugo Possolo será diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Haydn, Debussy e Mozart abrem ano do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Trios de Villa-Lobos ganham leitura de Ricardo Castro, Antonio Meneses, Claudio Cruz e Gabriel Marin

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.