Clarice Assad estreia sua nova ópera, ‘Isolda/Tristão’, no Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 11/09/2023

O Theatro Municipal de São Paulo promove na sexta-feira a estreia mundial da ópera Isolda/Tristão, da compositora Clarice Assad. Encomendada pela casa, a obra será apresentada ao lado de Ainadamar, de Osvaldo Golijov.

O libreto de Isolda/Tristão é de Marcia Zanelatto e a direção cênica, de Guiherme Leme, de quem partiu a ideia para a obra, como comentou Assad em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na Revista CONCERTO de outubro

“Guilherme já fez um Romeu e Julieta e tem o projeto de contar as grandes histórias de amor. A ideia foi colocar a trama dos amantes medievais em um cenário atual e relevante, falando da crise de refugiados, e suas implicações com a guerra, o clima e a política”, explicou. “Partimos da lenda de Tristão e Isolda, mas a história que a gente está contando é outra”, afirma a compositora. “Passa-se no tempo atual e também meio fora do tempo, porque eles se conhecem há séculos e se reencontram para viver essa história de amor.”

Essas escolhas acabaram se refletindo na música que Clarice compôs. “Ela é meio atemporal, porque se passa em um plano, digamos, etéreo, então tinha de ser uma coisa algo renascentista. E tinha também de misturar elementos de músicas do mundo, porque essa crise de refugiados está acontecendo em todo o planeta”, explica. 

A compositora incluiu referências ao povo romani (os ciganos), devido a seu caráter nômade. “Há umas rítmicas em compassos 5/8, 7/8, que podem lembrar música húngara, meio bartokiana. E o coro é um personagem, tem papel muito forte, em alguns momentos está completamente sozinho, cantando a cappella.”

Alessandro Sangiorgi assina a direção musical do espetáculo, que conta com o Coral Paulistano e os solistas Melina Peixoto (Isolda), Daniel Umbelino (Tristão), Savio Sperandio (Marcos) e Luciana Bueno (Mãe). Ainadamar também terá regência de Sangiorgi. A direção cênica é de Ronaldo Zero e o elenco é formado por Marisú Pavón, Lina Mendes e Denise de Freitas. Participa ainda o Coro Lírico Municipal.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Amor fora do tempo, por Irineu Franco Perpetuo

Elenco de "Isolda/Tristão", de Clarice Assad [Divulgação/Stig de Lavor]
Elenco de "Isolda/Tristão", de Clarice Assad [Divulgação/Stig de Lavor]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.