“Os pescadores de pérolas” estreia no Theatro Municipal SP em 30 de outubro

por Redação CONCERTO 10/10/2017

O Theatro Municipal de São Paulo acaba de anunciar a remontagem da ópera Os pescadores de pérolas, de Georges Bizet. A estreia acontece no próximo dia 30 de outubro, às 20h, com récitas também nos dias 1, 3, 5 e 6 de novembro. A ópera será apresentada pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do maestro Jamil Maluf, que também é responsável pela direção musical. Foram eles também que apresentaram a produção original, levada nas temporadas de 1995 e 2005. Participa ainda o Coral Paulistano e os solistas soprano Camila Titinger (Leila), tenor Gustavo Quaresma (Nadir), barítono David Marcondes (Zurga) e baixo Matheus França (Nourabad).

A ópera terá direção cênica de João Malatian. O figurino e o cenário serão produzidos pela Central Técnica. Conforme comunicado do Theatro Municipal, a remontagem “será uma homenagem ao artista plástico, figurinista, roteirista, professor, teatrólogo, Naum Alves de Sousa, que faleceu no ano passado e foi o responsável pela direção cênica da montagem em 2005”.

A ópera Os pescadores de pérolas, que tem libreto de Michel Carré e Eugene Cormon, tem três atos e estreou no Théâtre-Lyrique, de Paris, em setembro de 1863. A ação se passa no Ceilão da antiguidade, em uma comunidade de pescadores, e conta a paixão de Nadir e Zurga pela mesma mulher, Leila.

[Veja mais detalhes no Roteiro Musical.]