Governo de Goiás vai recontratar em caráter emergencial músicos da filarmônica

por Redação CONCERTO 30/12/2020

O governo de Goiás anunciou na noite de terça-feira, dia 29, que vai recontratar, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, os músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás, exonerados em setembro.

“Essa é uma medida de caráter emergencial que vamos adotar até que seja contratada a OS que vai gerir o corpo sinfônico”, afirmou o governador Ronaldo Caiado em sua página no Facebook.

Os 49 artistas, que tinham contratos provisórios, foram dispensados em setembro por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, que julgou ilegal o tipo de contratação feita até então.

Na época, foi prometida aos músicos a realização de gravações, em dezembro e janeiro, para que eles ao menos pudessem receber cachês. Foi anunciado também o lançamento, ainda em 2020, de um edital para a contratação de uma organização social para regularizar a gestão do grupo.

Nada disso, no entanto, foi realizado. E no início do mês os músicos publicaram uma carta aberta pedindo pela manutenção da orquestra. 

Segundo a Goiás Turismo, que era até agora a responsável pelo grupo, a expectativa é de que até março seja feita a contratação da OS.

A Filarmônica de Goiás, que tem como diretor e regente o maestro Neil Thomson, tornou-se nos últimos anos uma das orquestras mais importantes do país, tendo realizado diversas gravações de repertórios brasileiros.

Leia mais
Notícias
Prêmio CONCERTO e Retrospectiva são destaques da nova edição da Revista CONCERTO
Prêmio CONCERTO 2020 confira os escolhidos pela crítica
Filarmônica de Goiás Leia textos sobre a recente crise na orquestra
Opinião Um novo (e interessantíssimo) livro sobre Mozart, por João Marcos Coelho

Filarmônica de Goiás [Divulgação]

 
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.