Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 27 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
São Paulo, seus povos e suas músicas (22/2/2011)
Por Camila Frésca

Com a conclusão das obras de reforma, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade tem recebido desde o final de janeiro um público que lota seu auditório todos os sábados à tarde. Eles têm prestigiado o projeto “São Paulo: seus povos e suas músicas”, série com entrada franca que discute a imigração em São Paulo por meio de mesas redondas e apresentações musicais. A cada evento, uma comunidade de imigrantes é enfocada – primeiro no discurso dos especialistas e em seguida num concerto. A curadora desses concertos é Anna Maria Kieffer, cantora, pesquisadora e artista que, além de criativa, possui uma ampla e rara bagagem cultural. Anna sente-se muito à vontade com o tema, já que em 2004 realizou o belo CD duplo Cancioneiro da imigração (projeto do qual tive o privilégio de participar como sua assistente), que retratou a prática musical entre comunidades de imigrantes presentes na cidade de São Paulo. Para o projeto da Mário de Andrade, contudo, Anna dá um passo além. “Se no Cancioneiro a ideia era registrar o que as comunidades de imigrantes guardavam de mais tradicional, uma espécie de ‘memória do navio’, neste segundo projeto ressaltamos também seu histórico de integração à cidade e a outras comunidades”, explica.


Concerto da comunidade japonesa, com Danilo Tomic, shakuhachi; Kaiami Satomi, violoncelo; e Camilo Carrara, violão. [Foto: divulgação/Eulália Moreno] 

Assim, a cada sábado, a partir das 16h, inicia-se um debate com dois participantes sobre temas relativos a cada comunidade. Segue-se então a apresentação musical, que já mostrou a música dos árabes, italianos, russos e japoneses radicados em São Paulo. O curioso, no entanto, é que é praticamente impossível encontrar uma comunidade “fechada”, na qual japoneses e seus descendentes, por exemplo, não se misturem com nordestinos, húngaros e outras etnias as mais improváveis: ou seja, um exemplo típico da miscigenação característica do Brasil e que pode ser amplamente observada nessa gigantesca metrópole que é São Paulo.

Até maio, ainda haverá encontros dedicados às comunidades germânica, húngara, andina, judaica, espanhola, polonesa, portuguesa, coreana e africana. Mas, aos interessados, atenção: os debates e concertos, ambos com entrada franca, têm estado de fato concorridíssimos, e é aconselhável chegar com no mínimo uma hora de antecedência para não ter de voltar para trás. “Os concertos estão lotados e temos tido um retorno muito grande. As pessoas vêm falar comigo, os músicos recebem convites para se apresentar em outros lugares”, conta Anna. “Temos pensado inclusive em dar continuidade à iniciativa, pois só foi possível abordar 13 grupos, quando sabemos que existem muitos outros com representatividade na cidade.” E completa: “Como disse [a compositora e etnomusicóloga] Kilza Setti, essa integração das comunidades de imigrantes com a cidade de São Paulo já havia sido detectada pelo próprio Mário de Andrade. Ela continua existindo e hoje está ainda mais sedimentada; portanto, tem muito sentido realizar a série justamente na biblioteca que leva o nome de Mário.”





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

27/5/2018 - Ópera Dido e Eneas, de Purcell (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
28/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
29/5/2018 - Brasília, DF - Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046