Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 25 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
São Paulo, seus povos e suas músicas (22/2/2011)
Por Camila Frésca

Com a conclusão das obras de reforma, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade tem recebido desde o final de janeiro um público que lota seu auditório todos os sábados à tarde. Eles têm prestigiado o projeto “São Paulo: seus povos e suas músicas”, série com entrada franca que discute a imigração em São Paulo por meio de mesas redondas e apresentações musicais. A cada evento, uma comunidade de imigrantes é enfocada – primeiro no discurso dos especialistas e em seguida num concerto. A curadora desses concertos é Anna Maria Kieffer, cantora, pesquisadora e artista que, além de criativa, possui uma ampla e rara bagagem cultural. Anna sente-se muito à vontade com o tema, já que em 2004 realizou o belo CD duplo Cancioneiro da imigração (projeto do qual tive o privilégio de participar como sua assistente), que retratou a prática musical entre comunidades de imigrantes presentes na cidade de São Paulo. Para o projeto da Mário de Andrade, contudo, Anna dá um passo além. “Se no Cancioneiro a ideia era registrar o que as comunidades de imigrantes guardavam de mais tradicional, uma espécie de ‘memória do navio’, neste segundo projeto ressaltamos também seu histórico de integração à cidade e a outras comunidades”, explica.


Concerto da comunidade japonesa, com Danilo Tomic, shakuhachi; Kaiami Satomi, violoncelo; e Camilo Carrara, violão. [Foto: divulgação/Eulália Moreno] 

Assim, a cada sábado, a partir das 16h, inicia-se um debate com dois participantes sobre temas relativos a cada comunidade. Segue-se então a apresentação musical, que já mostrou a música dos árabes, italianos, russos e japoneses radicados em São Paulo. O curioso, no entanto, é que é praticamente impossível encontrar uma comunidade “fechada”, na qual japoneses e seus descendentes, por exemplo, não se misturem com nordestinos, húngaros e outras etnias as mais improváveis: ou seja, um exemplo típico da miscigenação característica do Brasil e que pode ser amplamente observada nessa gigantesca metrópole que é São Paulo.

Até maio, ainda haverá encontros dedicados às comunidades germânica, húngara, andina, judaica, espanhola, polonesa, portuguesa, coreana e africana. Mas, aos interessados, atenção: os debates e concertos, ambos com entrada franca, têm estado de fato concorridíssimos, e é aconselhável chegar com no mínimo uma hora de antecedência para não ter de voltar para trás. “Os concertos estão lotados e temos tido um retorno muito grande. As pessoas vêm falar comigo, os músicos recebem convites para se apresentar em outros lugares”, conta Anna. “Temos pensado inclusive em dar continuidade à iniciativa, pois só foi possível abordar 13 grupos, quando sabemos que existem muitos outros com representatividade na cidade.” E completa: “Como disse [a compositora e etnomusicóloga] Kilza Setti, essa integração das comunidades de imigrantes com a cidade de São Paulo já havia sido detectada pelo próprio Mário de Andrade. Ela continua existindo e hoje está ainda mais sedimentada; portanto, tem muito sentido realizar a série justamente na biblioteca que leva o nome de Mário.”





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

29/6/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
27/6/2017 - VI Semana Internacional de Música de Câmara

Outras Cidades:
30/6/2017 - Curitiba, PR - Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Florilegium Musicum
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046