Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Não é 51, mas é uma boa, ótima ideia (12/3/2014)
Por João Marcos Coelho

O pianista Jeremy Denk toca a monumental Sonata Concord, de Charles Ives, em recital na Sala São Paulo no dia 30 de abril próximo. E, menos de dois meses depois, ele estreia como diretor musical do 68º Ojai Music Festival, que se realizará entre 12 e 15 de junho naquela pequena cidade californiana de 7.500 habitantes; e também do 4º Ojai North Festival, entre 19 e 21 de junho. Inquieto e provocador, Denk já programou a sua estreia como libretista de uma ópera cômica com música de Steven Stucky baseada em... O estilo Clássico, o fundamental livro escrito pelo pianista Charles Rosen, de leitura obrigatória para músicos e estudantes de música. O pianista descreve a ópera como “uma carta de amor a Mozart, Haydn e Beethoven, e uma sátira da pompa clássica”.

Ele também vai fazer a integral da obra para violino e piano de Ives, e tocará Ligeti/Beethoven, uma junção que ele já fez em uma gravação sensacional para a Nonesuch.


Jeremy Denk com uma partitura dos Estudos de György Ligeti [foto: Michael Wilson/divulgação]

Dá uma vontade danada de estar em Ojai, em junho, para assistir a essa estreia mundial. Mas este festival merece elogios também por outro motivo. O evento convida a cada ano um diretor musical diferente – e assim cada edição tem um ineditismo e enfoques totalmente diversos entre si. O festival nasceu em 1947. E de lá para cá já teve – tá sentadinho aí na sua cadeira? – nomes como Stravinsky, Boulez, Lukas Foss, Michael Tilson Thomas, Simon Rattle, Kent Nagano, Oliver Knussen, John Adams, Pierre-Laurent Aimard, Mitsuko Uchida, Dawn Upshaw, entre muitos outros nomes expressivos (dê uma sapeada no site: www.ojaifestival.org).

É, com certeza, a melhor maneira de impedir o engessamento de um festival de música. E pode ainda ser uma boa estender o comportamento a entidades como orquestras sinfônicas. Já pensaram como seria interessante termos compositores e músicos como Nelson Freire e Antonio Meneses como diretores musicais de ao menos uma série de concertos ao longo de uma temporada musical sinfônica?

O que é bom para Ojai pode, de repente, ser um tônico rejuvenescedor para a nossa convencionalíssima vida musical.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
28/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046