Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sábado, 21 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Diálogo (18/9/2008)
Por João Luiz Sampaio

"Seria tão lindo se tentássemos superar toda essa política que nos separa, nos dispersa, todas essas burocracias que nos impedem de produzirmos juntos, São Paulo, Manaus, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Brasília" (...)

O trecho acima foi retirado de um e-mail, endereçado a algumas pessoas, no qual um diretor brasileiro escrevia algumas considerações sobre ópera em nossas terras. Não conto o santo, mas os milagres de sua mensagem - e da resposta que ela originou por parte de um de nossos mais destacados maestros - merecem registro.

Continua o diretor: "Sei que pareço um pouco romântico, utópico e ingênuo mas estou em estado de graça. Acabo de voltar de 12 dia em Salzburg onde tive o privilégio de  respirar o ar sagrado dos templos da música. Estar 24 horas por dia no meio de amantes da música e da ópera, de fiéis que lembram, comparam, esperam, lutam, choram , brigam, vaiam, sonham e... fazem. De maneira espetacularmente excelente. Claro, existem polêmicas. (...) O fato é que tudo ali é possível - e não somente por terem dinheiro, mas sim por continuar uma história, por terem algo a dizer, a perpetuar e repertoriar, a comparar, a superar... No último dia, o Markus Hinterhauser, diretor musical do festival e figura polêmica e adorada, me disse: 'estou exausto, melancólico, a beira das lágrimas de felicidade e de emoção, satisfeito mas... me falta conhecer o Brasil. Deve ser maravilhoso trabalhar lá'. Meu queixo caiu. Ele deve ter razão. E vamos conseguir."

Responde, então, o maestro: "É muito bom ouvir você falar assim. Sabe que eu sempre acreditei que um dia conseguiremos sim construir nossa identidade? Porque talento não nos falta. Enquanto nossa política cultural ficar na mão de políticos e de gente (até de artistas) que só pensa em mandatos, vamos sofrer sempre esse tipo de problemas. Nós somos um povo 'simpático', mas extremamente não solidário, sem nenhuma noção de cidadania, de consciência coletiva ou de noção do que é uma instituição. Somos um povo egoísta, extremamente individualista. Por isso que nunca conseguimos história, ou tradição. O umbigo está à frente do todo. As pessoas falam de 'minha administração', 'meu teatro', 'minha orquestra', 'quando eu estive lá', 'se eu estivesse lá as coisas seriam diferentes'.  E, por isso, nunca teremos a noção de povo, de grupo, de continuação. Será sempre o fulano, ministro, secretário ou diretor do teatro, e não O Ministério da Cultura, A Secretaria da Cultura ou o Teatro Y .Você assistiu ao festival de Salzburg, não ao festival do Hinterhauser. E essa é a diferença."

A excitação perante a obra de arte, o prazer de ter contato com interpretações diferentes, a chance de desenvolver talentos, a paixão pela ópera; os entraves à produção artística coerente e consistente, o trauma da personalização das iniciativas, por isso mesmo nunca perenes... O diálogo parou por aí. Podia ter continuado. No entanto, em poucas linhas, estava traçado um retrato bastante completo da ópera brasileira. O nome dos santos eu não divulgo por respeito à privacidade das mensagens. Mas que eles mereciam ser mais ouvidos, disso não há dúvida.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

21/4/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
27/4/2018 - Ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi

Outras Cidades:
28/4/2018 - Belo Horizonte, MG - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046