Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Estátua (26/9/2014)
Por Jorge Coli

Que música estupenda, que obra extraordinária e que revelação. Artémis, tal como está escrito na partitura impressa para canto e piano, que o programa do Theatro São Pedro teve o cuidado de reproduzir, é um “Episodio Lyrico em um Acto” de Coelho Netto, com música de Alberto Nepomuceno. Foi composta em 1898, e o trabalho arqueológico cuidadoso de Roberto Duarte restituiu a última versão, de 1910.

Nepomuceno tinha ambições internacionais para a obra, que teria sido apresentada na Argentina, Uruguai e Itália. A redução para piano foi publicada com versão francesa e, ao que parece, apenas por um triz, Mahler não a teria encenado em Viena.


Inácio de Nonno e Eiko Senda em ação na Artémis do Theatro São Pedro [foto: Décio Figueiredo/divulgação]

O libreto, escrito por Coelho Netto, é admirável de beleza. Um parnasianismo diabólico, Pigmalião e Galateia tratados como conto de terror, à maneira da Vénus d’Ille e de Barbey d’Aurevilly. A situação, ao mesmo tempo tremenda e dolorosa, metáfora sangrenta da criação artística, é investida com tal inspiração pela música que o coração se aperta desde os primeiros e discretos compassos até o final da obra. Como foi possível esquecê-la durante tanto tempo?

A composição de Nepomuceno está banhada no clima fim de século germânico, retomando, com originalidade que lhe é própria, o influxo wagneriano que outros compositores, como Strauss, Humperdinck ou Mahler, também sofreram. Ouça aqui o início da obra.

Foi finamente interpretada por Inácio de Nonno e Eiko Senda (com a participação de Valentina Ghiorzi Safatle). Excelente coro, bela orquestra, sob a regência de Emiliano Patarra, que muito se empenhou para que a obra fosse executada.

A montagem de Roberto Alvim teve o mérito de reencontrar, por meios modernos, o hieratismo parnasiano, com soluções muito boas (em particular para o coral dos espíritos). Agrediu um pouco o público com uma iluminação violenta, mas é um pequeno senão diante de realização tão importante.

[O Theatro São Pedro ainda reapresenta Artémis nos dias 27 de setembro, 3 e 5 de outubro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Setembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

23/9/2017 - Orquestra Sinfônica de Santo André

Rio de Janeiro:
28/9/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
28/9/2017 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046