Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Estátua (26/9/2014)
Por Jorge Coli

Que música estupenda, que obra extraordinária e que revelação. Artémis, tal como está escrito na partitura impressa para canto e piano, que o programa do Theatro São Pedro teve o cuidado de reproduzir, é um “Episodio Lyrico em um Acto” de Coelho Netto, com música de Alberto Nepomuceno. Foi composta em 1898, e o trabalho arqueológico cuidadoso de Roberto Duarte restituiu a última versão, de 1910.

Nepomuceno tinha ambições internacionais para a obra, que teria sido apresentada na Argentina, Uruguai e Itália. A redução para piano foi publicada com versão francesa e, ao que parece, apenas por um triz, Mahler não a teria encenado em Viena.


Inácio de Nonno e Eiko Senda em ação na Artémis do Theatro São Pedro [foto: Décio Figueiredo/divulgação]

O libreto, escrito por Coelho Netto, é admirável de beleza. Um parnasianismo diabólico, Pigmalião e Galateia tratados como conto de terror, à maneira da Vénus d’Ille e de Barbey d’Aurevilly. A situação, ao mesmo tempo tremenda e dolorosa, metáfora sangrenta da criação artística, é investida com tal inspiração pela música que o coração se aperta desde os primeiros e discretos compassos até o final da obra. Como foi possível esquecê-la durante tanto tempo?

A composição de Nepomuceno está banhada no clima fim de século germânico, retomando, com originalidade que lhe é própria, o influxo wagneriano que outros compositores, como Strauss, Humperdinck ou Mahler, também sofreram. Ouça aqui o início da obra.

Foi finamente interpretada por Inácio de Nonno e Eiko Senda (com a participação de Valentina Ghiorzi Safatle). Excelente coro, bela orquestra, sob a regência de Emiliano Patarra, que muito se empenhou para que a obra fosse executada.

A montagem de Roberto Alvim teve o mérito de reencontrar, por meios modernos, o hieratismo parnasiano, com soluções muito boas (em particular para o coral dos espíritos). Agrediu um pouco o público com uma iluminação violenta, mas é um pequeno senão diante de realização tão importante.

[O Theatro São Pedro ainda reapresenta Artémis nos dias 27 de setembro, 3 e 5 de outubro]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Novembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
 

 
São Paulo:

19/11/2017 - Orquestra Acadêmica de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/11/2017 - Valentina Lisitsa - piano

Outras Cidades:
23/11/2017 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046