Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Sexta-Feira, 28 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Fiquem de olho nesta jovem tribo eletroacústica (1/10/2014)
Por João Marcos Coelho

A novíssima geração de compositores brasileiros, entre 25 e 30 anos, vem realizando uma “ocupação artística” de São Paulo: lançou no último dia 10 de setembro no Centro Cultural São Paulo a revista Linda e promoveu a estreia mundial de oito obras.

Antes do “concerto” propriamente dito, Inumano de Fernando Gregório, James Wilkie e Tiago de Mello, ocupou o foyer em frente à bilheteria no CCSP. É uma criação coletiva do inglês Wilkie com os dois paulistas, feita por Skype, que resultou num ritual performático-musical de 30 minutos, onde a abstração numérica dos ataques às Torres Gêmeas (datas, mortos e feridos) e imagens de arquivo são base da criação.

Revista? Concertos? Talvez estas não sejam as melhores palavras para entender os eventos do NME – Nova Música Eletroacústica. O coletivo comemora o terceiro aniversário sob o guarda-chuva temático “a convivência humana na criação artística”.

Antes que você se pergunte “o que é eletroacústica?”, seu idealizador Tiago de Mello, 25 anos, vai te deixar despreocupado. A primeira frase do editorial inaugural de Linda é: “Uma revista para a cultura eletroacústica, seja lá o que for, exatamente”. Na capa, a definição “revista sobre a tal cultura eletroacústica”.


Luis Felipe Labaki, Tiago de Mello e Julia Teles, organizadores do Nova Música Eletroacústica [foto: divulgação]

Liberdade é a palavra-chave. Liberdade de fazer música usando chás diversos como inspiração e os servindo nas apresentações, por exemplo, tornando atraentes as em geral tediosas noitadas eletroacústicas onde nada de visual acontece no palco.

Os “concertos” de setembro e outubro reúnem 33 artistas de vários países, que criaram nos últimos três meses, após serem sorteados em trincas, onze obras inéditas, entre esculturas sonoras, videoinstalações, intervenções urbanas e performances sonoras.

A revista, de 140 páginas, será vendida a R$ 15 (disponível no site da publicação: linda.nmelindo.com), e de veteranos só tem o radical Lívio Tragtenberg falando sobre suas orquestras de rua; e entrevista com Fabio Zanon sobre o papel dos festivais de música na formação de jovens músicos.

Em ambos os casos, leitura obrigatória, pois Tragtenberg e Zanon fazem parte do ótimo porém cada vez mais escasso grupo dos músicos que são duplamente notáveis: 1) pensam seu ofício com inteligência e adequação; 2) e, por isso mesmo, mantêm a adrenalina a mil. Como, justamente, esta moçada que está renovando de modo originalíssimo a cena da música eletroacústica atual.

Oitenta por cento das 140 páginas da revista são ocupados com artigos, provocações e sacadas de integrantes e simpatizantes do NME. É não só bom como necessário olhar para esta geração de músicos que têm sangue nas veias.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

30/4/2017 - Orquestra Experimental de Repertório e Cia. Imago

Rio de Janeiro:
28/4/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046