Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 29 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Dupla formada por Daniel Guedes e Mario Ulloa se consagra com “Amor em paz” (13/3/2015)
Por Camila Frésca

Em 2011, escrevi neste espaço sobre o primeiro disco do duo formado pelo violinista Daniel Guedes e o violonista Mario Ulloa. Minhas impressões sobre o disco e o trabalho do duo foram ótimas (você pode ler o artigo aqui). Por isso, foi com curiosidade e expectativa que abri o CD Amor em paz, segundo trabalho da dupla. A surpresa e o deleite vieram logo nos primeiros compassos de Noites cariocas, que abre o disco.

Novamente, o costarriquenho Mario Ulloa e o carioca Daniel Guedes mergulham no universo da música popular e trazem de lá pérolas, bastante conhecidas, porém trabalhadas de maneira própria. Na verdade, esse segundo disco mescla clássicos da MPB – além de Noites cariocas, há Eu e a brisa, O amor em paz, Feitiço da Vila e Derradeira primavera – com composições do próprio Ulloa, peças clássicas de tradição cigana – duas Danças húngaras de Brahms e Czardas de Vittorio Monti –, um arranjo para o tema do filme A lista de Schindler, e Jurame, famosa canção de concerto da mexicana María Grever (1885-1951). O repertório aparece perfeitamente integrado, porque a dupla desenvolve uma linguagem única e orgânica que perpassa todo o disco.

Mas, na minha opinião, o melhor do CD é certamente o repertório popular brasileiro, executado ora com paixão, ora com picardia, e sempre com refinamento. A técnica sofisticada dos dois excelentes instrumentistas está lá, escondidinha, atuando totalmente para que o repertório escolhido soe o mais natural possível. Da mesma forma que no primeiro CD, os músicos respeitam a concepção original das obras e ao mesmo tempo dão uma contribuição pessoal; o resultado é que as peças soam simultaneamente conhecidas e renovadas. Porém, em relação ao trabalho anterior, é nítido o amadurecimento tanto de Daniel Guedes quanto de Mario Ulloa no que diz respeito ao trabalho como duo.


Daniel Guedes e Mario Ulloa lançaram Amor em paz: um mergulho na música popular [foto: divulgação]

Daniel, aliás, parece desabrochar, estando totalmente à vontade no repertório popular brasileiro. À época do lançamento do primeiro disco, em 2011, ele me disse que seu grande modelo e inspiração para interpretar essas peças era Fafá Lemos (sobre quem você também pode saber mais no artigo anterior). Pois neste disco Daniel pode se orgulhar de ter chegado ao mesmo nível de desenvoltura no universo popular que seu ídolo, não deixando nada a dever ao músico que o inspirou. Sua interpretação, aliás, lembra as melhores coisas de Fafá, de Grappelli e de Menuhin na música popular. A seu lado, Mario Ulhoa é preciso, discreto e presente. Impecável, destaca-se quando é hora e faz toda a cama para o violino brilhar.

Já quase no final do disco, mais uma surpresa: Daniel toca viola numa tocante interpretação de Derradeira primavera. Amor em paz comprova: Daniel Guedes é um dos melhores violinistas brasileiros da atualidade e tem demonstrado crescente amadurecimento e versatilidade.

[O CD Amor em paz está disponível na Loja CLÁSSICOS]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - Sylvia Maltese - piano, Clarissa Cabral - voz e Ronaldo Modolo Jr. - violino

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046