Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 19 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Dois amores (18/5/2015)
Por Jorge Coli

Estive ontem, domingo, no Theatro São Pedro para assistir a segunda e última apresentação da chilena Cristina Gallardo-Domâs. É cantora de carreira internacional, com belo timbre, voz poderosa. Sua interpretação dos Cantos de um companheiro errante (Lieder eines fahrenden Gesellen), de Mahler, apertava o coração, de tão comovente. O canto se fundia, tão suave, com a orquestra, emanando do tecido que urdiam os instrumentos.


A soprano chilena Cristina Gallardo-Domâs, que atuou como solista no Theatro São Pedro [foto: divulgação]

Foi, para mim, uma coincidência a outra obra que ela interpretou, bem diferente da primeira: El amor brujo, de Manuel de Falla. Coincidência, porque eu a tinha ouvido também no sábado, dia 9, em Piracicaba. A solista era então Luciana Bueno.

Não comento os concertos da Orquestra de Piracicaba, que se renovou belamente, porque fui associado a esse projeto, como conferencista. Tal situação pode trair um parti pris favorável, está claro. Mas estou sinceramente convencido de que essa orquestra nasceu sob ótima estrela. O responsável por sua nova fase é o maestro Jamil Maluf. El amor brujo, assim como o resto do programa, foi regido por Thiago Tavares, maestro convidado.

O pouco tempo que separou minha escuta das duas obras ao vivo, em Piracicaba e em São Paulo, permitiu a comparação, e o prazer de constatar o alto nível de ambas, tanto no que se refere à orquestra quanto às duas ótimas solistas. Mais endiabrada e temperamental a primeira, mais soturna e malévola a segunda.

O concerto do Theatro São Pedro trouxe uma outra surpresa, pelo menos para mim. Quem regeu a orquestra foi o jovem maestro Henrique Villas-Boas, que ouvi pela primeira vez.

Uma revelação. Finura, precisão, transparência, brotando desde a Rêverie, de Scriabin, que abria o programa. Maravilhoso fraseado – sua biografia diz ele é também cantor, e é bem possível que essa prática tenha incidido sobre o sentido flexuoso da frase. E grande prazer ouvir a alta categoria da orquestra do São Pedro. Que cordas sedosas!

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

21/4/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
28/4/2018 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
26/4/2018 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046