Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sábado, 21 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Verdi... ou o macarrão da mamma (16/10/2008)
Por João Luiz Sampaio

O que há de tão especial em Verdi? A pergunta foi feita por um editor durante uma reunião de pauta e se transformou em pauta para o centenário de morte do compositor. Ouvi maestros, cantores, críticos, que falaram sobre a evolução do drama verdiano, o cuidado na criação dos personagens, a recriação no palco da relação entre arte e sociedade, as grandes cenas, o cuidado com o texto... O comentário do qual me lembro ainda hoje, no entanto, nada tem a ver com técnica. "Verdi é como o macarrão da mamma", me disse Sergio Casoy.

E por que lembrei disso? É que mergulhei em Verdi. Às vezes acontece. Nada programado. Passei os últimos dias assistindo à minissérie "Verdi: Sua Vida, Sua Obra" (La Vita di Verdi, no original), lançada em box de DVDs da Versátil. E, em uma dessas promoções, levei para casa uma caixa da Decca, "The Essential Verdi", cinco discos dedicados a trechos de cinco óperas do compositor - "La Traviata", "Il Trovatore", "La Forza del Destino", "Rigoletto" e "Aida". Não, o filme não esgota a imensidão da vida, e da obra, de Verdi. E, não, os trechos das cinco óperas acima não compõem o Verdi essencial. No entanto, ambos lançamentos oferecem um olhar interessante sobre o compositor.

O motivo que contradiz o título da caixa "The Essential Verdi" é a própria obra do compositor. Suas primeiras óperas mantém uma ligação bastante grande com a tradição, Donizetti, Rossini, Bellini; em sua fase final, no entanto, estamos diante da revolução da idéia e da forma do drama musical italiano. Nesse caminho, o que fascina é a evolução, quase que ópera a ópera, das idéias musicais - e teatrais - do compositor. Assim, "Rigoletto", "Trovatore" e "Traviata" são símbolos da busca por uma caracterização mais profunda, e humana, dos personagens, da mesma forma que "La Forza del Destino", mesmo com os problemas que tem, é ponto de passagem obrigatório na evolução da estrutura dramática verdiana, já desenvolvida e praticamente consolidada em "Aida". Mas, no Verdi essencial, como deixar de fora a recriação de "Lady Macbeth"? As grandes cenas no Escorial retratadas em "Don Carlo"? A riqueza de personagens como Simon? A síntese e precisão dramática de "Otello"? A obra-prima que é "Falstaff"?

Cada leitor tem os seus momentos preferidos de Verdi e pode completar a lista de acordo com seu gosto pessoal. E aí eu volto a me lembrar do macarrão do Sergio. Uma das principais preocupações do filme de Renato Castellani é mostrar como a obra de Verdi sempre despertou nas pessoas reações apaixonadas, de proximidade. Ele soube, nos diz o roteiro, sintetizar a alma italiana, refletir sobre ela e levá-la, por meio da arte, a um de seus mais convincentes meios de expressão. Da mesma forma, no entanto, em sua linguagem bastante pessoal, que dialoga de maneira fluente com suas origens, Verdi foi um grande pensador da condição humana, com uma música que não conhece fronteiras. Você pode, afinal, não ser italiano - mas sabe que o gosto do macarrão da mamma é sempre especial.

Serviço:
Giuseppe Verdi - Sua vida, sua obra
Direção: Renato Castellani
Caixa com 4 DVDs
Lançamento Versátil

Clique aqui para ver mais detalhes ou para comprar.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

26/4/2018 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e Antonio Pinto - piano

Rio de Janeiro:
29/4/2018 - Ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi

Outras Cidades:
22/4/2018 - Campinas, SP - Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046