Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Fórum Ircam Brasil – Parte 1 (5/11/2015)
Por Camila Frésca

As mais modernas tecnologias de computação sonora e musical à disposição de músicos e pesquisadores
Começou ontem, quarta-feira (dia 4), e segue até sexta-feira, no Instituto de Artes da Unesp, o Fórum Ircam, que traz a São Paulo as pesquisas desenvolvidas pelo Ircam (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique). Criado na década de 1970 por Pierre Boulez, o Ircam é o braço de música e pesquisa acústica do Centro Georges Pompidou, em Paris. Desde sua fundação, o instituto é referência internacional no que se refere à produção de música de vanguarda aliada às mais avançadas pesquisas na área acústica.


Espaço de projeção do Ircam, no Centro Georges Pompidou, em Paris [foto: Melanie Challe/divulgação]

Anualmente, o Ircam organiza um fórum em Paris no qual promove conferências, masterclasses e concertos. No ano passado, aconteceu o primeiro fórum internacional, na Universidade de Seul, na Coreia do Sul. E agora, em 2015, o Fórum Ircam acontece em São Paulo, graças a uma parceria entre nossas três universidades públicas – Unesp, USP e Unicamp –, bem como do Studio PANaroma.

O primeiro dia de programação foi intenso, iniciando-se às 9h, com falas de representantes do Ircam, do Consulado da França e dos três professores responsáveis diretamente pela concretização do evento: Flo Menezes (Unesp), Rogério Costa (USP) e Stéphan Schaub (Unicamp). A primeira conferência foi de Arshia Cont, diretor do departamento de pesquisas e interfaces criativas do Ircam. Palestrante desenvolto, ele fez um histórico da instituição e apresentou os principais projetos de pesquisa desenvolvidos. A característica mais notável do Ircam é ser um dos maiores centros de pesquisa públicos do mundo dedicados tanto à criação musical quanto à pesquisa científica. Atualmente, trabalham no instituto 800 profissionais, sendo metade deles cientistas e metade artistas, explicou Cont. Apesar do foco estar na pesquisa acústica ligada à música, ele mostrou como algumas das tecnologias desenvolvidas foram utilizadas em jogos de videogame, no cinema ou em instalações de arte contemporânea.


Instituto de Artes da Unesp abriga o Fórum Ircam Brasil [foto: Camila Frésca/Revista CONCERTO]

Um dos principais interesses das pesquisas do Ircam é desenvolver novas tecnologias que se relacionem com os instrumentos musicais tradicionais, fazendo com que os computadores interajam com os intérpretes em tempo real, respondendo e “reagindo” a estímulos, como mudanças de intensidade, andamento e até a erros. Nas falas de Cont e de outros palestrantes, ficou patente como se caminha, na música de vanguarda, a passos largos para uma música feita em parceria com a “inteligência artificial” dos computadores.

Outros pesquisadores, brasileiros e franceses, apresentaram softwares desenvolvidos pelo Ircam voltados para objetivos específicos como a improvisação e a orquestração. Ou ainda projetos como amplificadores de som que produzam resultados muito mais ricos e fieis do que as caixas de som tradicionais. Inovações como os “smart instruments”, por exemplo, consistem em sensores, alto-falantes e mini-microfones que, instalados dentro dos instrumentos, dão a ele características estendidas, melhoram aspectos da performance (como a emissão de notas graves num trombone com surdina) e se utilizam da própria caixa de ressonância do instrumento para propagar sons modificados.

O primeiro dia de aprendizado do Fórum Ircam em São Paulo se encerrou com um concerto de obras eletroacústicas de Alexandre Lunsqui, Jerôme Combier, Robert Platz e Tatiana Catanzaro no Sesc Consolação.


[Veja também]
Fórum Ircam Brasil – Parte 2
Fórum Ircam Brasil – Parte 3

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

20/6/2018 - Adriana Sanchez - cantora e sanfona

Rio de Janeiro:
20/6/2018 - Grupo Vitória Régia

Outras Cidades:
21/6/2018 - Vitória, ES - Orquestra Camerata Sesi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046