Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 29 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Fórum Ircam Brasil – Parte 2 (6/11/2015)
Por Camila Frésca

Pesquisas postas em prática e um concerto surpreendente
O segundo dia do Fórum Ircam, na quinta, dia 5, em São Paulo, se iniciou com uma conferência de Jérôme Combier. O compositor francês, diretor do Ensemble Cairn, apresentou no concerto de quarta-feira a peça Dawnlight, para flauta, piano, violino, violoncelo e eletrônica. Em sua fala, explicou como se deu o processo de composição, desde suas concepções estruturais para a peça, as opções timbrísticas, chegando até à forma como a eletrônica interage com a parte instrumental. A peça pode ser ouvida no Soundcloud do Ensemble Cairn.

Após a primeira conferência, o Fórum Ircam se desdobrou em atividades paralelas. No primeiro dia, as diferentes comunicações apresentaram projetos, programas e softwares desenvolvidos pelo instituto, como Openmusic, Orchid, OMax e os Smart Instruments. No segundo, compositores e instrumentistas puderam “botar a mão na massa”, experimentando dois desses programas em workshops que correram paralelamente.

Adrien Mamou-Mani comandou um grupo com violões, um cavaquinho, um violoncelo, um contrabaixo e dois cantores nos Smart Instruments. Mamou-Mani é pesquisador do Ircam e comanda o projeto de pesquisa dedicado ao tema. No instituto, eles concebem instrumentos híbridos, baseados em instrumentos acústicos de alta qualidade. Feitos em colaboração com fabricantes, esses instrumentos possuem componentes eletroacústicos embutidos, como sensores e placas eletrônicas. Dessa forma, o instrumento acústico aproveita seu próprio sistema de amplificação, e irradia uma mistura de seu som acústico e do som feito a partir de tratamentos eletrônicos. Mamou-Mani trouxe um violão com essas características da França, mas trouxe também pequenos equipamentos a serem acoplados nos instrumentos tradicionais. Assim, os participantes do fórum que trouxeram seus instrumentos se reuniram no Studio PANaroma e passaram parte da manhã e toda a tarde experimentando sons e recursos da tecnologia.


Mamou-Mani (em pé) realiza workshop sobre Smart Instruments [fotos: Camila Frésca/Revista CONCERTO]

Ao mesmo tempo, outro pesquisador do Ircam, Mikhaïl Malt – brasileiro nascido no Egito e radicado em Paris – falou sobre uma ferramenta de composição que conhece profundamente, o OMax. Em seu concorrido workshop, Malt explicou que OMax é um ambiente de software que aprende em tempo real características típicas do estilo de um músico e toca junto com ele de forma interativa, ou seja, improvisando a partir do material fornecido pelo instrumentista ou cantor.


Público participa do workshop do pesquisador Mikhaïl Malt, do Ircam, sobre a ferramenta de composição OMax

Simultaneamente a esses dois workshops, uma série de comunicações acontecia no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, da Unesp. Nelas, pesquisadores do Ircam, além de brasileiros e estrangeiros que trabalham com sons eletrônicos fizeram breves apresentações de seus temas de pesquisas. Tais temas versam tanto sobre obras eletroacústicas que se utilizam de tecnologias específicas quanto a interfaces musicais feitas para interagir com praticantes de meditação, como foi o caso do trabalho do italiano Michele Zaccagnini: por meio da interface musical MI-IM, o comportamento do praticante influencia a música, gerada por algoritmo, ao mesmo tempo em que o praticante é influenciado por ela.

Finalmente, o segundo dia do Fórum Ircam encerrou-se com mais um concerto no Sesc Consolação. Dessa vez, foi lançado o DVD-áudio duplo Boulez+, no qual Cláudio Cruz toca obras modernas e contemporâneas, com destaque para a produção do compositor francês Pierre Boulez. Na apresentação, foram interpretadas Entre o arco e o ar, de Sergio Kafejian, TransScriptio, de Flo Menezes, e Anthème 2, de Boulez.


Após concerto, o violinista Cláudio Cruz recebe os aplausos da plateia e abraça o compositor Flo Menezes

Cláudio é mesmo um artista excepcional. O público em geral o conhece como o spalla que esteve à frente da Osesp por mais de 20 anos, interpretando todo o grande repertório sinfônico. Ele é também reconhecido como solista e camerista, em geral tocando o repertório romântico ou nacionalista da primeira metade do século XX. Mas qual não foi a surpresa de todos ao vê-lo nesta noite, sozinho no palco, interagindo com eletrônica e tocando peças dificílimas – tanto sob o ponto de vista da técnica instrumental quanto da linguagem musical – com segurança, intimidade e um refinamento musical a que poucos intérpretes podem aspirar. Uma noite especial.


[Veja também]
Fórum Ircam Brasil – Parte 1
Fórum Ircam Brasil – Parte 3

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Roberto de Regina - cravo

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046