Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 29 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Antonio Vaz Lemes revela tesouros em “Sonata brasileira” (4/7/2016)
Por Camila Frésca

O público que se interessa por música de concerto deve saber que, historicamente, o piano teve no Brasil um papel de destaque tanto em termos socioculturais quanto musicais. E que, se tivemos grandes mestres no passado, continuamos a produzir pianistas do quilate de um Nelson Freire; e, mais ainda, toda uma excelente geração de novos artistas. A título de ilustração, vale citar dois exemplos recentes: o primeiro CD comercial de Cristian Budu, que tem ganhado elogios rasgados em publicações especializadas como a Gramophone e a Diapason, ou o recém-lançado disco de Beatriz Alessio, dedicado à obra de Gilberto Mendes (e que foi resenhado pelo o jornalista e crítico Irineu Perpétuo aqui no Site CONCERTO).

Pois vamos a um terceiro exemplo: o excelente disco que o pianista Antonio Vaz Lemes lançou recentemente, intitulado “Sonata brasileira”. Vaz Lemes nasceu em São Paulo e estuda piano desde os quatro anos de idade. Passou pelo Conservatório de Tatuí, Emesp e Instituto de Artes da Unesp, vencendo diversos concursos nacionais. Transitando pelos universos clássico e popular, atua como co-repetidor, camerista, solista e já fez incursões no mundo pop, trabalhando em musicais e ao lado do cantor Edson Cordeiro. Participa ainda do Pianosofia, iniciativa que procura aproximar as pessoas da música através de saraus domésticos.


Antonio Vaz Lemes [Foto: divulgação]

O projeto “Sonata brasileira” é arrojado e foi originalmente lançado 2014 como um aplicativo para smartphones e tablets (provavelmente o primeiro CD-aplicativo do mercado). Nessa versão, a audição é acompanhada por textos, depoimentos, videoclipes e partitura. No final de 2015, veio a edição em CD pela Odradek Records, um selo norte-americano fundado em 2012 e que funciona como uma espécie de cooperativa de músicos: qualquer um pode enviar seu trabalho com vistas a um lançamento, e este será analisado pelos próprios artistas que integram o selo. Atualmente, a Odradek conta com 33 artistas de 19 países (além de Antonio Vaz Lemes, o outro brasileiro do grupo é Ronaldo Rolim, pianista integrante do Trio Appasionata). Se por um lado perde-se o material extra produzido para o App, por outro uma edição “convencional” como o CD tende (ainda) a alcançar um público mais amplo.

No livreto que acompanha o disco, Antonio Vaz Lemes revela que sempre foi apaixonado por sonatas, e, portanto, dedicar-se ao gênero foi um caminho natural ao estruturar seu primeiro trabalho solo. “Sonata brasileira”, assim, traz quatro obras de compositores brasileiros. É um disco essencialmente contemporâneo (o único autor não mais vivo é Camargo Guarnieri), no qual inclusive duas das obras foram especialmente compostas para o projeto.

Umas delas é a Sonata em lá, que abre o disco, de André Mehmari. A peça, em dois movimentos, trata de forma livre a estrutura da sonata e mistura influências diversas, que resultam numa obra bastante interessante. Vaz Lemes registra, na sequência, a Sonata, de Camargo Guarnieri, obra pouco gravada e executada. Trata-se da única sonata escrita pelo compositor paulista (ele escreveu oito sonatinas), datada de 1972. É uma obra importante do autor: complexa e sofisticada, de grande intensidade emocional, e que traz um Guarnieri, aos 65 anos, em toda sua maturidade composicional. Outra obra encomendada para o projeto – e outra boa surpresa – é a Sonatina – homenagem a Francis Poulenc, do compositor santista Marcelo Amazonas. Encerra o disco a Sonata nº 1, de Edmundo Villani-Côrtes.

A gravação das peças de “Sonata brasileira” foi feita numa igreja em Paris, em 2012, num piano Fazioli (fábrica italiana fundada em 1981 e considerada por muitos a que produz os melhores pianos da atualidade). A excelente qualidade técnica da gravação evidencia as qualidades de Antonio Vaz Lemes como intérprete: maduro, refinado e tecnicamente muito bem preparado para enfrentar os desafios de cada partitura. A tudo isso se soma o bonito acabamento gráfico do disco, o que nos convida a ouvir e reouvir várias vezes estas ótimas sonatas brasileiras.

[O CD Sonata Brasileira de Antonio Vaz Lemes pode ser adquirido na Loja CLÁSSICOS. Clique aqui para saber mais]

 





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

30/4/2017 - Andreas Staier - piano

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Roberto de Regina - cravo

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046