Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 29 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
O brilho da Osesp nas mãos de Nathalie Stutzmann (26/9/2016)
Por Camila Frésca

Na noite de sábado, dia 22, a Osesp apresentou o segundo programa ao lado de Nathalie Stutzmann, que a partir dessa temporada, e pelos próximos três anos, será artista associada da casa. Nesta primeira visita, ela atua somente como regente, à frente de dois programas sinfônicos.

Na semana passada, Nathalie já havia subido ao palco para reger a Quarta sinfonia de Schubert e a Grande missa K.427 de Mozart. Foram excelentes interpretações, com destaque para as fantásticas sopranos que solaram na Missa – Ekateryna Siurina e Emöke Barath. As obras, grandiosas, despertaram palmas entusiasmadas do público.


Nathalie Stutzmann [Divulgação / Simon Fowler]

Ontem, foram três obras de menor porte, e ficou ainda mais evidente o trabalho que ela está desenvolvendo com a orquestra. A Osesp tocou maravilhosamente bem, desde os primeiros compassos da abertura da ópera O Rei de Ys, de Eduard Lalo – peça pouco executava por aqui e que, como Nathalie já havia adiantado em entrevista para a Revista CONCERTO [clique aqui para ler (apenas para assinantes)] mostra bem a proximidade do autor com a tradição germânica, especialmente Wagner. Estava preparado o clima para a segunda peça na noite, o popular Concerto para piano de Schumann. Além da qualidade da orquestra conduzida por Stutzmann, o público ficou eletrizado pelos solos da pianista Khatia Buniatishvili, que além de precisão e domínio técnico demonstrou toda uma gama de timbres e de riqueza interpretativa. Ovacionada pelo público, depois de encarar a meia hora de duração da obra, Buniatishili ainda deu um bis de fôlego: a Rapsódia húngara nº 2 de Liszt. (Foi na verdade um aperitivo para o recital que a artista fez no domingo, às 16h, e que teve ainda peças de Chopin, Ravel e Stravinsky.)

Era pra ter sido o clímax da noite e seguir-se, na segunda parte, um final leve e morno com a Sinfonia nº 1 de Bizet. Mas a obra, nas mãos de Stutzmann, foi muito além disso. Com extrema inteligência musical, ela acentuou o caráter clássico do primeiro movimento e o lirismo profundo do segundo, além de revelar os ecos operísticos do autor de Carmen nos movimentos finais da sinfonia.

Nathalie Stutzmann é conhecida internacionalmente, e também no Brasil, por seus excepcionais dotes como contralto. Talvez algum assinante da Osesp tenha se sentido frustrado quando percebeu que, nessa sua primeira visita, os dois programas apresentariam exclusivamente sua faceta de regente. Mas duvido que alguém tenha saído desapontado desses concertos. Pelo contrário, saiu surpreso e satisfeito ao reconhecer uma regente madura e completa, que extrai o melhor da orquestra e que, com sua inteligência e preparo, sabe dar aos músicos o caminho daquilo que não está escrito na partitura, mas que constitui a essência da obra.

Ao final do concerto, na sábado, todos pareciam extremamente satisfeitos: público, regente e até mesmo os músicos – algo, convenhamos, nem sempre fácil de acontecer.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - II SPHarpFestival

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046