Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 28 de Maio de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Para conhecer Claudio Santoro (23/12/2016)
Por Irineu Franco Perpetuo

Em meio ao desolador cenário de cortes orçamentários de gestores que parecem ter elegido a música como o inimigo a ser exterminado, e anunciar um cenário de terra arrasada para 2017, recebemos, no apagar das luzes do ano que deseja apagar as luzes em nosso país, uma eloquente prova da grande diferença que um pequeno e preciso investimento em Cultura pode fazer.

Trata-se de Santoro Inédito, precioso e pertinente disco do fagotista Fábio Cury e do pianista e cravista Alessandro Santoro, viabilizado graças aos recursos do ProAC, o Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e que traça um recorte preciso e estimulante na obra de um dos mais versáteis criadores da música de nosso país: o amazonense Claudio Santoro (1919-1989).


[Reprodução] 

Santoro foi um compositor e regente de brilhante carreira nacional e internacional, um antropófago de incansável apetite intelectual, que devorou, digeriu e devolveu os diversos e díspares idiomas musicais praticados durante sua existência. Não custa lembrar que foi o proto-dodecafonismo instintivo de um jovem Santoro que levou seu mestre, Koellreutter, a estudar sistematicamente e propagar no Brasil o sistema de Schönberg. Irrequieto, Santoro foi também compositor tonal de viés nacionalista, praticou as técnicas serialistas e “experimentais” filhas de Darmstadt e adotou, no final da carreira, uma linguagem “pós-moderna” que parecia abarcar e sintetizar toda sua experiência prévia.

Pois bem: Santoro inédito oferece amostras das diversas fases da carreira do compositor, de um afrancesado Prelúdio I para piano solo, de 1938 (descoberto por Alessandro Santoro em 2007), ao sucinto Prelúdio XXIX, também pianístico, do ano de seu falecimento, 1989. Entre obras originais para o instrumento e transcrições, a técnica exuberante e a musicalidade Fábio Cury passeia com enorme familiaridade pelos diversos estilos do disco, desacompanhado ou em duo com Alessandro, filho do compositor e autor das úteis, elucidativas e informativas notas de programa que acompanham o álbum.

Estimulando ainda a criação contemporânea, Cury e Santoro incluem uma interessante Sonatina para cravo e fagote escrita expressamente para eles em 2014 pelo jovem compositor Carlos dos Santos, 26, fechando o álbum com um Prelúdio Remix com vocação de pista de dança, do DJ Raffa Santoro, irmão de Alessandro. Como dica de presente de Natal, talvez já esteja muito em cima da hora: de qualquer forma, trata-se de um CD com relevância e qualidade para ser ouvido em qualquer época do ano, para presentear qualquer ente querido ou a si mesmo.

[Clique aqui para adquirir o CD Santoro Inédito.]





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

 
São Paulo:

28/5/2017 - Louis Lortie - piano

Rio de Janeiro:
28/5/2017 - XII RioHarpFestival

Outras Cidades:
28/5/2017 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046