Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música (4/4/2017)
Por Jorge Coli

Que festa foi o concerto de abertura do Concurso Maria Callas! Uma euforia. Ele ocorreu no sábado, dia 1º de abril, no Theatro São Pedro; reunia vencedores passados desse certame. E que turma excelente! Jovens, mas firmes, maduros em suas artes, alguns já com vários pés nos teatros internacionais.

 
Foto de Maria Callas por Cecil Beaton [Reprodução]

Não quero analisar as interpretações e nem seria justo destacar quem quer que seja, tão a qualidade foi alta e homogênea: Enumero apenas os nomes: Rodolfo Giuliani, Ana Lucia Benedetti, Bruno de Sá, Camila Titinger e Anibal Mancini.

O programa ia de Mozart a Richard Strauss, passando por Rossini, Donizetti, Gounod, Pucini, Mascagni, Leoncavallo, Cilea. O clima era de entusiasmo, tanto entre os intérpretes quando no público, que explodia em aplausos.

Na plateia estava o júri internacional. Sentei-me perto de Katia Riciarelli, cantora tão ilustre. Pude observá-la discretamente: loira, perfil de estátua romana, porte de Juno, ela demonstrava sua aprovação, muito animada, lançando um bravo!, ou brava! de vez em quando. No final do intermezzo de Manon Lescaut, com a orquestra do Theatro São Pedro sob a regência de Luiz Fernando Malheiro comentou: bello!

Tinha toda razão. Se no prólogo de I pagliacci a orquestra demonstrou a necessidade de alguns ajustes menores, em seguida aqueceu-se e deu o melhor de si.

No final, Riciarelli foi homenageada e, junto a todos os cantores, muito simpática, entoou o Brindisi, de La traviata. Cantou a última frase de Violetta, e deu o agudo final, fazendo o vozeirão impor-se e encher o teatro.

O Concurso Maria Callas fez 15 anos: longevidade espantosa num país em que os projetos culturais resistem tão pouco à indiferença e à ignorância públicas. Seu animador é Paulo Ésper. O Concurso tornou-se um grande estímulo para os jovens intérpretes de ópera abrindo-lhes caminho em direção a uma carreira nada fácil.

O que esse Concurso, e também a Academia de Ópera, e o investimento artístico que preside as atividades do Theatro São Pedro vem realizando para formar novos cantores, é inestimável. Há ali uma mistura de competência e amor à música difíceis de encontrar assim reunidos. Essa mistura resiste aos cortes orçamentários, à indignidade miserável das verbas.

O concerto mostrou uma turma sensacional, e o excelente resultado desse trabalho conjunto. Que o Theatro São Pedro possa continuar produzindo apresentações assim tão belas e entusiastas.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

26/5/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da Osesp e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
26/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
27/5/2018 - Porto Alegre, RS - I Festival de Cordas de Porto Alegre
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046