Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Sábado, 29 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música (4/4/2017)
Por Jorge Coli

Que festa foi o concerto de abertura do Concurso Maria Callas! Uma euforia. Ele ocorreu no sábado, dia 1º de abril, no Theatro São Pedro; reunia vencedores passados desse certame. E que turma excelente! Jovens, mas firmes, maduros em suas artes, alguns já com vários pés nos teatros internacionais.

 
Foto de Maria Callas por Cecil Beaton [Reprodução]

Não quero analisar as interpretações e nem seria justo destacar quem quer que seja, tão a qualidade foi alta e homogênea: Enumero apenas os nomes: Rodolfo Giuliani, Ana Lucia Benedetti, Bruno de Sá, Camila Titinger e Anibal Mancini.

O programa ia de Mozart a Richard Strauss, passando por Rossini, Donizetti, Gounod, Pucini, Mascagni, Leoncavallo, Cilea. O clima era de entusiasmo, tanto entre os intérpretes quando no público, que explodia em aplausos.

Na plateia estava o júri internacional. Sentei-me perto de Katia Riciarelli, cantora tão ilustre. Pude observá-la discretamente: loira, perfil de estátua romana, porte de Juno, ela demonstrava sua aprovação, muito animada, lançando um bravo!, ou brava! de vez em quando. No final do intermezzo de Manon Lescaut, com a orquestra do Theatro São Pedro sob a regência de Luiz Fernando Malheiro comentou: bello!

Tinha toda razão. Se no prólogo de I pagliacci a orquestra demonstrou a necessidade de alguns ajustes menores, em seguida aqueceu-se e deu o melhor de si.

No final, Riciarelli foi homenageada e, junto a todos os cantores, muito simpática, entoou o Brindisi, de La traviata. Cantou a última frase de Violetta, e deu o agudo final, fazendo o vozeirão impor-se e encher o teatro.

O Concurso Maria Callas fez 15 anos: longevidade espantosa num país em que os projetos culturais resistem tão pouco à indiferença e à ignorância públicas. Seu animador é Paulo Ésper. O Concurso tornou-se um grande estímulo para os jovens intérpretes de ópera abrindo-lhes caminho em direção a uma carreira nada fácil.

O que esse Concurso, e também a Academia de Ópera, e o investimento artístico que preside as atividades do Theatro São Pedro vem realizando para formar novos cantores, é inestimável. Há ali uma mistura de competência e amor à música difíceis de encontrar assim reunidos. Essa mistura resiste aos cortes orçamentários, à indignidade miserável das verbas.

O concerto mostrou uma turma sensacional, e o excelente resultado desse trabalho conjunto. Que o Theatro São Pedro possa continuar produzindo apresentações assim tão belas e entusiastas.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - II SPHarpFestival

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Roberto de Regina - cravo

Outras Cidades:
29/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046