Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Domingo, 20 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp (29/9/2017)
Por João Marcos Coelho

A diminuição expressiva de público na atual temporada da Osesp, aliada à crise que envolve o país inteiro, provocou algumas mudanças significativas de orientação para a temporada 2018, anunciada hoje [leia aqui].

Escrevo, claro, no calor da hora, após ter lido rapidamente o dossiê para imprensa. Como escreveu meu parceiro Irineu Franco Perpetuo no último dia 22 neste mesmo espaço [leia aqui], não é o caso de se bendizer a crise. Mas é muito bom ver que músicos brasileiros voltam a frequentar o palco da Osesp e contracenar com ela, como foi o caso do pianista Leonardo Hilsdorf há pouco – e será o de Lucas Thomazinho em 2018.


Osesp [Divulgação / Alessandra Fratus]

Os concertos de quinta e sexta-feira se iniciarão meia hora mais cedo, às 20h30. Os itinerários de chegada à Sala São Paulo podem ficar mais congestionados, porque os espectadores pegarão ainda o finalzinho do rush. Mas vale a pena o teste, porque os menores públicos da Osesp têm acontecido justamente nesses dias. Baixar os custos dos ingressos e permitir que cada um monte como quiser a “sua” temporada com seus concertos preferidos, são duas medidas igualmente salutares. Instituir duas séries gratuitas é melhor ainda para atrair novos públicos à Sala São Paulo, casos do Festival Viva Villa, comemorando em fevereiro o término da integral das sinfonias do compositor com Isaac Karabthevsky e a Osesp; e a Maratona Mozart, cinco concertos em dias seguidos, em outubro, com os vencedores do Concurso Jovens Solistas.

Outra iniciativa interessante é a do concerto de 60 minutos sem intervalo, com conversas de solistas e regente com o público no final. É uma alternativa que pode dar muito certo. A conferir.
Entre as atrações internacionais, sempre é bom ter músicos notáveis como Pierre-Laurent Aimard, Gabriela Montero, Igor Levit, Roger Muraro, Antoine Tamestit e o trombonista Christian Lindberg (que também vai reger). Isso além de termos as presenças um pouquinho mais estendidas entre nós de Emmanuel Pahud e Nathalie Stutzmann, entre outros.
 
Trazer Philippe Manoury como compositor visitante tem vários significados. Ele veio, décadas atrás, ainda estudante, com Michel Philippot, no Instituto de Artes do Planalto, da Unesp. E são mais do que justas as encomendas a Ronaldo Miranda e Aylton Escobar.

Em 2018 estão mais racionalmente concebidas algumas boas ideias que anteriormente, misturadas na programação normal, apareciam como elementos estranhos. Por exemplo, é ótima a ideia de preencher em abril um fim-de-semana com três apresentações encadeadas sob o mote “Piano Brasileiro”, abrindo com o Duo Gisbranco, Cristóvão Bastos e Leandro Braga na sexta e fechando com André Mehmari. Ou então, em outubro, de 16 a 20, uma maratona com os premiados no concurso jovens solistas, projeto de Eleazar de Carvalho em bendita hora resgatado.

Só não mudou o mantra de abrir temporadas com Mahler (no caso, será a sétima, em março). Mas isso não é pecado da Osesp. O cacoete viralizou no reino das orquestras sinfônicas em geral.

São apenas as primeiras – e boas – impressões da temporada 2018.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

20/5/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
22/5/2018 - Koh Gabriel Kameda - violino

Outras Cidades:
22/5/2018 - Belo Horizonte, MG - Nelson Freire - piano
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046