Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
A Camerata Romeu e a reinvenção da música (26/4/2018)
Por João Marcos Coelho

O pianista de jazz (ou melhor, free jazz) Cecil Taylor, que morreu aos 89 anos no dia 5 deste mês, não teve grandes espaços na mídia, embora tenha sido um dos mais importantes praticantes do improviso total em música. Lembrei-me dele, mais especificamente de uma frase que seu baterista Sunny Murray disse ao homenagear seu líder: “Cecil foi o primeiro homem a tocar piano como se o instrumento não fosse europeu”.

A frase ficou passeando pela minha cabeça durante as pouco mais de duas horas de duração do show coletivo Conexão Brasil-Cuba, com o qual o Teatro Alfa comemorou, no último fim de semana, seus 20 anos de existência.

Num espetáculo all-stars, a grande surpresa ficou com as 19 integrantes da Camerata Romeu, uma orquestra de cordas feminina formada 25 anos atrás em Havana e liderada por Zenaida Romeu. A celebração contou também com o mestre João Donato, a divina Omara Portuondo, Fabiana Cozza, Swami Jr. e Toninho Ferraguti, entre outros, que nos entregaram o que era previsível: música de alta qualidade e uma saborosíssima interação entre os repertórios brasileiro e cubano.


Camerata Romeu [Divulgação]

Isso já conhecíamos. Mas a Camerata Romeu foi o ponto fora da curva neste espetáculo. Ela foi notícia por aqui nove anos atrás, quando Egberto Gismonti gravou sua suíte Veredas para a ECM com estas incríveis cubanas. No domingo passado, porém, elas foram mais longe. Além de interpretarem uma das partes da suíte Veredas de Gismonti, elas mostraram música cubana de extração popular que foi muito além do habitual. Ou seja, nos ensinaram a encarar estes instrumentos de cordas – violinos, violas, violoncelos e contrabaixo –, tão europeus, como se eles estivessem nascendo reinventados diante de nós. Assim como Cecil Taylor.

A maestrina Zenaida falou sobre esta postura do grupo, deixou bem claros os pressupostos que guiam a trajetória luminosa e original deste grupo afortunado. E não pensem que as meninas de Havana ficaram ao largo quando Donato assumiu o leme, comandando quatro performances de composições suas muito conhecidas. Elas se integraram de modo admirável.

Foi mais do que uma tarde/noite de integração entre duas culturas musicais muito poderosas. Foi uma celebração à música, tal como os não-europeus podem reinventá-la, usando ou não as ferramentas e próteses (os instrumentos) inventados pelos músicos e compositores do Velho Continente.

Ninguém está pregando um nacionalismo ingênuo. Isso é ter consciência de seus pés no chão, no chão latino e centro-americano; isso é fazer música de hoje. Ah, esqueci de dizer: elas só tocam de cor. Ou seja, só interpretam músicas que já estão introjetadas em suas mentes e corpos.

Ficou com vontade? Vá ao Youtube e curta várias performances do grupo. Há de tudo, de música popular até, por exemplo, a Suíte Holberg de Grieg. Em concerto em 2017 em Havana, elas interpretam – sempre de cor – a transcrição para cordas do quarteto A morte e a donzela de Schubert. Termine seu passeio pelos encantos da Camerata Romeu assistindo a Escravos, de e com Gismonti. Vale a viagem.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

26/5/2018 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da Osesp e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
31/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
26/5/2018 - Piracicaba, SP - Orquestra Sinfônica de Piracicaba
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046