Itinerância Musical Ruspoli promove concertos em São Paulo

por Redação CONCERTO 03/08/2016

A Itinerânia musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli, dedicada à pesquisa e execução do repertório barroco, chega esta semana a São Paulo, com programação diversificada. Sob a direção artística de Giorgio Monari, o projeto nasceu para honrar a memória do Príncipe Francesco Maria Ruspoli (1762-1731), que acolheu alguns dos maiores artistas, poetas e músicos da sua época, como Corelli, Hottetere, Caldara, Scarlatti e Händel. Nesse espírito, são realizados anualmente dois concursos: Música Barroca, dedicado a instrumentistas e cantores; e Estudos Musicológicos, para pesquisadores e autores de ensaios musicológicos.

 

O concurso de 2015 foi dedicado ao canto. E dele saiu vencedora a italiana Valentina Marghinotti. E é ela o destaque da apresentação que será realizada nesta quinta-feira, dia 4, no Instituto de Artes da Unesp, durante a cerimônia de entrega do II Prêmio de Estudos Musicológicos euro-latino-americanos, com a participação de Donna Giada Ruspoli e dos professores Víctor Rondón (Chile), Paulo Castagna (Brasil) e Giorgio Monari. A soprano vai interpretar peças de Händel e Scarlatti, que serão antecedidas pela apresentação de um coral regido por Bruno Tadeu, com obras de Padre José Maurício Nunes Garcia e Cândido Inácio da Silva.

Valentina Marghinotti volta ao palco no sábado, dia 6, no Santuário São Francisco, no Largo São Francisco, às 12h45. Neste concerto, estará ao lado do alto Aurelio Schiavoni (vencedor do Prêmio Ruspoli 2013) e de grandes músicos brasileiros, como Ricardo Kanji, Alberto Kanji e Alessandro Santoro. O concerto será uma homenagem ao maestro e cravista Nicolau de Figueiredo, morto em junho deste ano, e terá obras de grandes autores da cultura barroca, como Monteverdi, Corelli, Händel e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

A Itinerância musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli é fruto da parceria entre a Associação Cultural Ruspoli de São Paulo, O Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti de Vignanello, na Itália, e a Cultura Artística.

[Veja mais no Roteiro Musical]