Encontrado vídeo raro de recital da pianista Guiomar Novaes

por Redação CONCERTO 16/04/2019

Um documento histórico da música brasileira acaba de ser encontrado: um vídeo da pianista Guiomar Novaes se apresentando em Nova York, no dia 10 de dezembro de 1963, celebrando o Dia dos Direitos Humanos na Assembleia Geral das Nações Unidas. Não se tem notícia de outro registro em vídeo da carreira da artista.

O vídeo do recital foi postado ontem por Wim de Haan, responsável pelo site www.guiomar-novaes.website, com autorização da família da pianista e da Biblioteca Audiovisual da Organização das Nações Unidas, em um processo que contou com a ajuda do maestro Roberto Tibiriçá e do pianista Nelson Freire. Nele, a pianista interpreta uma seleção de prelúdios de Chopin e peças de Heitor Villa-Lobos, como a Prole do bebê.

 

“Qualquer história do piano no século XX inclui Guiomar Novaes como uma das grandes do instrumento. Seu legado discográfico é, por uma série de motivos, pequeno perto de tudo o que ela fez, mas sobrevive em especial em registros ao vivo. Só nos arquivos da Filarmônica de Nova York, são mais de vinte. Agora, no que diz respeito a vídeos, não se tinha até agora notícia de nenhum registro preservado, o que torna a publicação deste recital um documento importantíssimo, histórico”, diz o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, biógrafo da pianista, autor ao lado de Luciana Medeiros do livro Guiomar Novaes do Brasil, sobre a carreira da artista.

Em comentário no post do do YouTube, Alexandre Dias, do Instituto Piano Brasileiro, define bem o significado da descoberta: encontrar um vídeo de Guiomar Novaes, escreve ele, equivale a encontrar o graal do piano brasileiro. No Facebook, o crítico francês Alain Lompech, grande especialista no piano do século XX, escreveu: “Uma grande boa notícia perante a dor de hoje por conta do incêndio de Notre Dame: um filme de Guiomar Novaes acaba de sair do limbo”.

A pianista Guiomar Novaes [Reprodução]
A pianista Guiomar Novaes [Reprodução]