Filarmônica de Minas Gerais apresenta ‘Pelléas et Mélisande’, de Fauré

por Redação CONCERTO 25/09/2024

Após apresentar, na semana passada, o Réquiem de Fauré, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais toca nesta quinta e sexta mais uma peça marcante do compositor: Pelléas et Mélisande, obra orquestral baseada na história do simbolista Maurice Maeterlink. O programa, com regência de José Soares, tem ainda o Concerto para violino, de Richard Strauss, com solos de Geneva Lewis.

“Para compor Pelléas et Mélisande, Fauré precisou correr contra o tempo: em 1898, foi convidado para compor a música incidental de uma montagem cênica da obra homônima de Maurice Maeterlinck, em Londres, cerca de um mês e meio antes da estreia. Seu nome substituiria o de Debussy, que recusara o convite por trabalhar, à época, em sua ópera sobre o mesmo texto (além dele, naquele momento, Sibelius e Schönberg compuseram obras inspiradas na peça do simbolista belga)”, escreve Júlia Tygel em texto sobre o compositor publicado na edição de setembro da Revista CONCERTO [acesso exclusivo para assinantes].

“Depois da estreia, Fauré revisitou a obra para publicar uma suíte orquestral, refazendo vários trechos e aumentando a orquestração. De início, a suíte tinha três movimentos, sendo a Sicilienne adicionada posteriormente. O Prelúdio apresenta o delicado tema de Mélisande e possivelmente descreve a cena em que ela é encontrada na floresta por Golaud, seu futuro esposo (ao fim do movimento, toques de trompa, tradicionalmente associados à caça, ambientam a cena na natureza). Fileuse retrata Mélisande à roca com uma melodia do oboé, acompanhada por um padrão rodopiante nas cordas; enquanto a Sicilienne alude ao encontro apaixonado de Pelléas e Mélisande na fonte abandonada. Então, La mort de Mélisande remete ao trágico final, com a morte da protagonista após o parto de sua filha referida no tema inicial que se desfaz ao fundo.”

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Crítica elogia estreia de ‘Domitila’, de Ripper, na Espanha 
Notícias ‘Orquestras em pauta’ lança Manifesto de Belo Horizonte
Notícias Matthias Goerne canta ciclos de Schubert no Teatro Cultura Artística
Notícias Jocy de Oliveira lança o livro ‘Alucinações biográficas’ em São Paulo
Notícias Festival Pianístico realiza sétima edição em Joinville
Crítica Música para nossos dias, por Nelson Rubens Kunze

O maestro José Soares [Divulgação/Luciano Viana]
O maestro José Soares [Divulgação/Luciano Viana]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.