Sala Cecilia Meireles dedica o mês ao piano e à música de câmara

por Redação CONCERTO 04/04/2019

A música de câmara é o grande destaque do mês na Sala Cecília Meireles – com diferentes formações e atenção especial ao piano, em recitais que ocupam tanto o Espaço Guiomar Novaes como o palco principal da sala.

Após elogiados concertos com a Osesp na semana passada, o pianista Lucas Thomazinho, nome cada vez mais importante na nova geração de artistas brasileiros, abre o mês na sala principal com um recital amanhã, dia 5, com obras de Liszt (Rapsódia espanhola), Beethoven (a célebre Sonata Appassionata) e Villa-Lobos (Rudepoema, para muitos a mais desafiadora obra para piano solo escrita pelo compositor).

No dia 13, outras facetas do piano brasileiro, com um recital da pianista Maria Teresa Madeira. Ela lançou há dois anos a integral para piano de Ernesto Nazareth, compositor que está presenta no programa, ao lado de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Carolina Cardoso de Menezes, Jacob do Bandolim e Radamés Gnattali, em um estimulante percurso sobre as intersecções entre o chamado erudito e o popular.

Outro pianista a se apresentar na Sala é o britânico Paul Lewis, no dia 28. Com aclamadas gravações das sonatas e concertos de Beethoven e de Brahms, ele se volta agora a Mozart, que toca ao lado dos jovens músicos da Camerata Ilumina, formada por alunos do festival dirigido pela violista Jennifer Stumm.

A Sala recebe ainda neste sábado, dia 6, uma apresentação do Trio Ceccato (formado pela pianista Suzette Ceccato, a flautista Sofia Ceccato e o violoncelista Mateus Ceccato). O grupo apresenta um programa batizado de Grandes compositores em movimento, “que celebra grandes compositores da música clássica mundial através da interação da dança com a música de câmara”. Também participam os bailarinos Liana Vasconcelos e Alef Albert, que dialogam com obras de autores como Saint-Saëns, Henrique Oswald, Debussy, Villa-Lobos, Schumann, Bach, Haydn e Weber.

Clique aqui e veja os detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Lucas Thomazinho: retrato de um pianista quando jovem, por Leonardo Martinelli (Revista CONCERTO DE março de 2019)
Com Thomazinho e Titinger, um grande concerto, por Nelson Rubens Kunze

Trio Ceccato [Divulgação / Carol Oliveira]
Trio Ceccato [Divulgação / Carol Oliveira]