Teatro Municipal de Santo André é rebatizado em homenagem a Flavio Florence

por Redação CONCERTO 18/04/2019

O Teatro Municipal de Santo André agora se chama Teatro Municipal Maestro Flavio Florence. A decisão foi publicada no diário oficial da cidade e presta homenagem ao maestro responsável pela criação da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Florence morreu em setembro de 2008, aos 51 anos. Nascido em São Paulo, estudou no Real Conservatório de Música de Haia, na Holanda, e na Universidade Estadual de Campinas. Esteve à frente das principais orquestras brasileiras, vencendo duas vezes o Concurso Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Em 1987, participou da criação da Orquestra Sinfônica de Santo André, ajudando a criar um circuito musical na cidade. Com o grupo, participou de importantes eventos, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A orquestra atualmente é dirigida pelo maestro Abel Rocha e pela regente assistente Natalia Larangeira.

“Merecida homenagem a quem lutou tanto por essa casa em Santo André. Obrigada maestro Abel Rocha pela iniciativa e empenho, jamais nos esqueceremos disso. Obrigada Pedrinho Bottaro e demais vereadores de Santo André. Parabéns aos músicos e público da Orquestra Sinfônica de Santo André, que mantém viva a Cultura no município”, escreveu no Facebook Mônica Ferreira Camargo, viúva do maestro.

Além da atividade como regente e instrumentista, Florence era um grande comunicador. Durante anos, manteve uma coluna mensal na Revista CONCERTO, abordando de maneira hábil, acessível e bem-humorada grandes temas da música de concerto. Também escreveu para o Diário do Grande ABC.

O maestro Flavio Florence no palco do Teatro Municipal de Santo André [Reprodução]
O maestro Flavio Florence no palco do Teatro Municipal de Santo André [Reprodução]

 

Leia mais
Música perde maestro Flavio Florence