A Orquestra Experimental de Repertório faz, no dia 15, no Theatro Municipal de São Paulo, concerto com os vencedores do 3º Concurso Joaquina Lapinha, realizado pelo Conservatório de Tatuí e dedicado a solistas pretos, pardos e indígenas.
Vão se apresentar Nathielle Rodrigues, soprano, que recebeu o Prêmio Maria d'Apparecida, e Samuel Martins, que recebeu o Prêmio João dos Reis, vencedores da última edição do concurso; a soprano Maria Angélica do Nascimento Rocha, que ficou em segundo lugar, com o Prêmio Zaira de Oliveira, e Samuel Wallace Barbosa, tenor, que ficou com a segunda colocação, e recebeu o Prêmio Estevão Maya-Maya; Clóvis Português, tenor, que venceu o Prêmio Joaquim Paulo do Espírito Santo para jovens solistas; e Oséas Duarte, tenor, que recebeu menção honrosa.
O repertório terá abertura da ópera As bodas de Fígaro, de Mozart, e árias de óperas de Édouard Lalo, Lehar, Puccini, Charpentier, Massenet, Verdi, Gounod e do brasileiro Guilherme Bernstein.
O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal. Os nomes dos prêmios concedidos aos vencedores do concurso homenageiam outros artistas que ultrapassaram barreiras de preconceito.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Prêmio CONCERTO Participe da votação do público!
Notícias TV Cultura exibe concerto da Sinfônica Heliópolis em comemoração pelos seus 55 anos
Notícias Orquestra Jovem do Estado encerra temporada com a ‘Nona’ de Beethoven
Notícias São Paulo Chambers Soloists recebe Guido Sant’Anna e estreia obra de Clarice Assad
Notícias Projeto Conexões Musicais da OSB vence o Music Cities Awards 2024
Notícias Dellarte apresenta 30ª temporada da Série Concertos Internacionais
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.