“Sonho de uma noite de verão” de Britten estreia no Theatro São Pedro

por Redação CONCERTO 08/11/2018

Uma das marcas do trabalho do compositor Benjamin Britten foi o modo como se dedicou sistematicamente à ópera, investigando as possibilidades do gênero à luz do século XX – e um dos exemplos dessa busca é Sonho de uma noite de verão, que ganha nova produção este mês no Theatro São Pedro, pelas mãos do diretor Jorge Takla e do maestro Cláudio Cruz, que estará à frente dos músicos da Orquestra do Theatro São Pedro. As récitas acontecem a partir deste sábado, nos dias 10, 12, 14, 16 e 18 de novembro.

Britten exige um grande elenco, composto no Brasil pelas mezzo sopranos Kismara Pessatti, Luciana Bueno e Juliana Taino, as sopranos Rosana

Lamosa e Manuela Freua, os barítonos Pedro Ometto, Homero Velho e Johnny França, os baixos Saulo Javan e Anderson Barbosa e o tenor Daniel Umbelino, entre outros.

A ópera é baseada na peça de Shakespeare, comédia que narra os eventos em torno do casamento de Tese, duque de Atenas, e Hipólita, antiga rainha das Amazonas. O libreto foi escrito pelo próprio compositor junto com o tenor e seu companheiro Peter Pears. A obra estreou em 1960 e logo se transformou em sucesso internacional.

Clique aqui e veja os detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Cenário da ópera Sonho de uma noite de verão, por Nicolas Boni [Divulgação]
Cenário da ópera Sonho de uma noite de verão, por Nicolas Boni [Divulgação]

Leia também:

“Realidade e sonho”, por João Luiz Sampaio (matéria de capa da edição de novembro da Revista CONCERTO).

“Passado vivo”, por Irineu Franco Perpetuo (entrevista com Luis Otavio Santos na edição de novembro da Revista CONCERTO).