Ciclo de Cultura, Educação e Tecnologias em debate

por Redação CONCERTO 15/04/2019

De 23 de abril a 18 de junho. Dia 23 de abril, das 14h às 17h: Mesa 1: Cultura, educação e tecnologia na cidadania do século XXI. A partir do levantamento de indicadores que ilustram como brasileiras e brasileiros de diversas idades e segmentos socioeconômicos se relacionam com a cultura, a educação e a tecnologia, o painel busca refletir, a partir de uma perspectiva cidadã, sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado. Participantes: Danilo Santos de Miranda, Demi Getschko e Maria Amalia Pie Abib Andery. Mediação: Adriana Couto.

Lançamento das publicações: Cultura, educação e tecnologias em debate – 2018 e Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros – TIC Cultura 2018. Participantes: Fernando Almeida e Luciana Lima.

Conferência: A nova sociedade de consumo: somos mais felizes?
A vida na nova "sociedade de consumo" é marcada pelas lógicas da profusão de "sempre mais" que constroem a sociedade das muitas opções de escolha. Um consumidor hiperindividual realiza sua busca perpétua de experiências sensoriais do bem-estar, engendrando uma "felicidade paradoxal". Quanto mais os prazeres privados se multiplicam e as frustrações da vida íntima, as ansiedades e depressões são afirmadas. Não é o consumo como tal que deve ser denunciado, mas seus excessos, o "mau uso". Diante dos desafios do hiperconsumo, a urgência é antes de tudo integrar os requisitos ecológicos à vida econômica. Com Gilles Lipovetsky. Mediação: Bianca Santana.
 
Dia 9 de maio, das 10h às 13h. Mesa 2: Produção cultural e tecnologia. A produção cultural do século XXI está fortemente influenciada pela disseminação da Internet. Nesse contexto, a criação e a circulação de bens culturais configuram novos mercados, plataformas, mecanismos de legitimação e formas de participação. A mesa de debate visa pensar os modelos históricos e atuais de desenvolvimento e seus efeitos sobre a produção cultural. 
Participantes: George Yúdice e Eliane Costa. Mediação: Mauricio Trindade.
 
Dia 18 de junho, das 10h às 13h. Mesa 3: Diversidade e tecnologia.
A diversidade se expressa por meio de variadas representações e tecnologias, que ampliam ou restringem o acesso de grupos sociais e indivíduos à produção e difusão de bens culturais, valorativos e educacionais para toda a sociedade – e na Internet de modo marcante. Esta mesa de debate apresenta reflexões que envolvem o universo da diversidade na cultura digital, na política e na educação. Participantes:  Maria antonieta Antonacci e Rafael Evangelista. Mediação: Fernando Almeida.
Local: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109 - Centro. Inscrições pelo site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/ oi nas unidades Sesc.