Junho 2018

por Nelson Rubens Kunze 01/06/2018

Prezado leitor,

Esta é a edição de junho, nº 250, da Revista CONCERTO, o guia da música erudita no Brasil. Aqui você se informa sobre tudo o que se passa no mundo dos clássicos e acompanha a agenda de concertos e recitais das principais cidades do país.

A matéria de capa desta edição, “Triunfo da voz”, aborda a música do compositor barroco Georg Friedrich Händel. Para redigi-la, o editor executivo João Luiz Sampaio entrevistou a mezzo soprano tcheca Magdalena Kozená (foto da capa) – que fará na Sala São Paulo um recital voltado à obra do compositor (dentro da temporada da Cultura Artística) – e colheu depoimentos dos artistas brasileiros Luis Otavio Santos e Marília Vargas, que participarão da ópera Alcina, de Händel, nova encenação no Theatro São Pedro de São Paulo (página 22).

A Orquestra Sinfônica da Bahia passou recentemente por um importante processo de modernização de sua estrutura de gestão e é, hoje, administrada por uma organização social. Para falar dessa experiência e do momento atual da tradicional orquestra nordestina, Camila Frésca conversou com o maestro Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico do conjunto (página 12).

Depois do grande sucesso de La traviata, de Verdi, apresentada em maio em nove récitas lotadas, o Theatro Municipal de São Paulo estreia neste mês a ópera O cavaleiro da rosa, de Richard Strauss. Na seção Repertório desta edição (página 14), você poderá saber mais sobre esse título, cuja encenação paulistana será dirigida pelo argentino Pablo Maritano com direção musical e regência de Roberto Minczuk.

Em junho, o Brasil recebe o pianista escocês Steven Osborne, que fará recital solo e apresentações com a Osesp e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Em entrevista à Revista CONCERTO, o músico fala dos repertórios que apresentará e de seu empenho em buscar a comunicação com a plateia, para assim melhor envolvê-la na música (página 18).

Como em todos os meses, publicamos também a seção Gramophone, com textos da prestigiosa publicação britânica: na página 16, vida e obra da compositora austríaca Olga Neuwirth e, na página 47, a escolha do editor para os principais lançamentos fonográficos do mercado internacional.

Acompanhe, ainda nesta edição, os artigos de nossos colunistas Júlio Medaglia (sobre os 100 anos de Leonard Bernstein), Jorge Coli (que reflete sobre a importância da ópera em nossos dias) e João Marcos Coelho (sobre os novos livros de Irineu Franco Perpetuo e Marco Aurélio Scarpinella Bueno), bem como a seção Fermata, com o jovem violinista Guido Sant’Anna, de 12 anos, que recentemente participou com muito sucesso do concorrido certame internacional Menuhin Competition.

Consulte também o Roteiro Musical ilustrado, que apresenta as principais atrações clássicas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras cidades do país (página 26). Leia a Revista CONCERTO e aproveite a temporada musical!