Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/01/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Esta edição 268 da Revista CONCERTO, especial bimestral janeiro-fevereiro, encerra a temporada clássica de 2019. Nela publicamos a tradicional Retrospectiva ilustrada, com os depoimentos de 39 personalidades do meio musical acompanhados de imagens dos principais eventos. Esperamos que a Retrospectiva, além de rememorar grandes atrações e emoções vividas, contribua para a troca de ideias e para o fortalecimento da atividade clássica no Brasil. Esta seção da Revista CONCERTO é publicada desde janeiro de 1997, oferecendo, assim, um rico e multifacetado registro da vida musical clássica dos últimos 23 anos.

Anunciamos nesta edição os vencedores do Prêmio CONCERTO 2019. Um júri composto por seis atuantes críticos musicais de São Paulo, entre os quais eu me incluo, selecionaram 18 dos mais destacados acontecimentos do ano – concertos, lançamentos de CDs e outras iniciativas ligadas ao universo clássico – para concorrer ao Grande Prêmio CONCERTO 2019 e a outras cinco categorias. O próprio júri em seguida votou na urna, em escolha individual e secreta, os melhores da crítica. 

O Prêmio CONCERTO também teve votação do público, em enquete promovida pelo Site CONCERTO, que contou com a participação recorde de mais de 10 mil pessoas. E os grandes vencedores do Prêmio CONCERTO são… abra na página 16 e descubra!

O Theatro Municipal de São Paulo acaba de lançar sua nova temporada com uma ambiciosa agenda de sete óperas, 16 programas sinfônicos, a celebração dos 250 anos de Beethoven e uma diversificada programação de outras linguagens (leia na página 7). Em uma demonstração de planejamento e compromisso público, o teatro também informou que voltará a vender assinaturas, tanto para as óperas como para os concertos sinfônicos (ainda não há informações detalhadas, mas o início das vendas está previsto para a segunda metade de janeiro). “O que amarrou a escolha das óperas foi o que elas teriam a dizer sobre os dias de hoje. Por que fazer essa ópera hoje? Como atrair o público que já gosta de ópera? E como atrair um público novo? Tive a preocupação também […] de que o espaço contasse com uma ocupação feminina maior e uma temática relacionada a isso”, afirmou o diretor artístico Hugo Possolo em entrevista concedida à Revista CONCERTO e publicada na página 14 desta edição.

Também o Neojiba, na Bahia, projeto de integração e promoção social capitaneado pelo maestro e pianista Ricardo Castro, anunciou uma destacada temporada. Além de suas várias ações, o Neojiba promoverá uma série de concertos no Teatro Castro Alves com artistas do calibre de Martha Argerich, Maria João Pires, John Neschling, Antonio Meneses, Cláudio Cruz, Isaac Karabtchevsky, bem como do próprio Ricardo Castro (página 8). No Rio de Janeiro, a Dell’Arte divulgou sua programação com oito grandes atrações internacionais (página 9). E na página 16 fizemos um breve relato das demais temporadas clássicas já anunciadas e publicadas em edições anteriores da Revista CONCERTO.

Ao mesmo tempo, verão também é época de grandes eventos, com os tradicionais Festival Sesc de Pelotas, Femusc de Santa Catarina, Oficina de Música de Curitiba e Música nas Montanhas em Poços de Caldas, dirigido pelo maestro Jean Reis, entre outros (página 45). O jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com Jean Reis, que conta de suas motivações e empenho na criação de festivais pelo Brasil (página 56). 

Leia ainda nesta edição as colunas de nossos articulistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia e as seções Contraponto, Acontece (com o pianista Antonio Luiz Barker relatando suas atividades em Campos do Jordão e no Toriba Musical), Lançamentos de CDs, DVDs, Livros e o Roteiro Musical. E não deixe de consultar a Vitrine Musical 2020, o classificado especial da Revista CONCERTO.

Desejamos a todos um ótimo Ano-Novo. Voltamos em março com todas as novidades da música clássica no Brasil. Até lá!