Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/04/2020

Prezadas leitoras, prezados leitores,

Em todo o mundo, a propagação do coronavírus tem levado ao fechamento de teatros e ao cancelamento de eventos culturais. É necessário – ainda que difícil – que se imponham restrições de circulação e medidas de isolamento, para que a contaminação se dê ao longo de um tempo maior, evitando, assim, a sobrecarga dos serviços de saúde. Individualmente também podemos contribuir, adotando as medidas simples de precaução que têm sido recomendadas. 

Se a reclusão nem sempre é desejável, ela é uma das condições básicas para a fruição da cultura. Então, nós, que gostamos de música, podemos aproveitar muito! E as tecnologias contemporâneas oferecem recursos inéditos. É isso que o editor executivo João Luiz Sampaio explora na matéria de capa desta edição: música virtual. Os serviços de transmissão de concertos e óperas em todo o mundo estão disponibilizando vários eventos para assistir em equipamentos conectados à internet. Um deles é o Digital Concert Hall, plataforma de concertos da Filarmônica de Berlim (cujo estúdio está retratado na capa desta edição), do qual a Revista CONCERTO é divulgadora oficial no Brasil.

O período também é uma boa oportunidade para desbravar outros conteúdos clássicos na web, e aí o Site CONCERTO é incontornável: assinantes têm acesso a todas as edições digitalizadas da Revista CONCERTO dos últimos dez anos, bem como a centenas de textos, críticas e reportagens de alguns dos principais especialistas e críticos musicais do país. Acompanhe, ainda, o dia a dia da vida musical nas notícias do Site CONCERTO, o principal portal clássico do Brasil. [Veja na página ao lado informações de como acessar.]

O entrevistado do mês é o violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini. Italiano? Creio que não. É verdade que Emmanuele nasceu na Itália, mas há mais de 15 anos o músico adotou o Brasil, com um entusiasmo raro, que vai da atividade pedagógica à exploração do repertório brasileiro, sem falar de sua extraordinária atividade de intérprete. 

Na seção Repertório, dentro da série “Beethoven 250”, Camila Fresca escreve sobre o Concerto para violino do compositor alemão. E o excelente duo de violões Siqueira Lima, que acaba de lançar um novo CD pela GuitarCoop, é retratado na seção Fermata por Luciana Medeiros.

Leia também nesta edição os textos de nossos colunistas: João Marcos Coelho escreve sobre um livro do compositor Anton Webern e se recorda de Sígrido Levental, grande figura de nossa música; Jorge Coli reflete sobre texto, música e as “impurezas” que os completam; e Júlio Medaglia lembra os 100 anos de Yara Bernette, uma das mais importantes pianistas brasileiras de todos os tempos.

Em razão da situação excepcional que o mundo atravessa, esta edição da Revista CONCERTO, pela primeira vez em quase 25 anos, não traz o tradicional Roteiro Musical ilustrado. Esperemos que a onda viral se equilibre o mais rápido possível e que aí possamos retomar uma linda temporada de concertos.

Até lá, desejo a todos boa disposição e saúde.