Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/06/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

A soprano Maria Callas é um dos ícones da ópera do século XX. Durante sua carreira, seu brilhantismo virtuoso e sua atribulada vida foram amplamente explorados pelos meios de comunicação, consolidando uma imagem quase mítica da artista. Aproveitando o lançamento do CD Drama Queen (Warner Classics), o editor executivo João Luiz Sampaio faz uma ótima abordagem da trajetória artística de Maria Callas na matéria de capa desta edição. 

O violoncelista Hugo Pilger, radicado no Rio de Janeiro, é o entrevistado do mês. Pilger está lançando, junto com o pianista Ney Fialkov, a integral para violoncelo e piano de Claudio Santoro. Além da qualidade do registro sonoro, o projeto se reveste de grande relevância para a música brasileira. Como Pilger diz à jornalista Luciana Medeiros, “a música de Santoro está para ser descoberta”.

Na seção Fermata, a jornalista Camila Fresca escreve sobre a atividade artística da compositora brasileira Michelle Agnes, que desde 2013 mora na Europa. E, na seção Repertório, o jornalista Irineu Franco Perpetuo dá sequência à série Beethoven 250, enfocando a criação para quarteto de cordas do compositor. 

Leia ainda nesta edição os textos dos colunistas João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia. E consulte, em Lançamentos, na página 14, os novos títulos de CDs do mercado fonográfico. 

Com os teatros fechados, orquestras, companhias de ópera e artistas independentes, no Brasil e no exterior, têm intensificado a divulgação de seus trabalhos em diversos canais da internet. O Site CONCERTO, na seção Roteiros, divulga, dia a dia, diversas dessas produções, entre as quais se encontram algumas verdadeiras preciosidades (assinantes da Revista CONCERTO têm acesso integral ao conteúdo do Site CONCERTO).

Desejamos a todos muita saúde e boa música para atravessar estes difíceis tempos que assombram o planeta e especialmente o Brasil.