Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/07/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição de julho da Revista CONCERTO. Em razão da pandemia, seguem paralisadas todas as apresentações ao vivo, no Brasil e no mundo. Em compensação, muitos teatros e orquestras estão realizando lives ou disponibilizando na internet ótimas produções de concertos e óperas. Leia na página 3 algumas das iniciativas de instituições brasileiras e acompanhe na seção Roteiros do Site CONCERTO uma ampla oferta de programações on-line, com todos os detalhes e os endereços de acesso. (Assinantes da Revista CONCERTO têm acesso integral ao conteúdo do Site CONCERTO. Para saber como fazer o login, consulte www.concerto.com.br/sou-assinante.) 

Em 2020, a Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte, que abriga o grande teatro Palácio das Artes, completa cinquenta anos de existência. Instituição ligada ao estado de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado é um dos mais importantes polos culturais do país e mantém a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, bem como a Companhia de Dança Palácio das Artes. Para rememorar o histórico e a importância da instituição, a jornalista Luciana Medeiros redigiu a matéria de capa desta edição. 

Para a entrevista, o editor executivo João Luiz Sampaio conversou com o maestro André Cardoso, coordenador do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). O ambicioso e inédito projeto, realizado pela Funarte em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecerá capacitação de professores, alunos e um novo repertório encomendado a compositores brasileiros.

Leia também nesta edição as seções Repertório, sobre as sinfonias de Beethoven, e Fermata, com um perfil do professor Bohumil Med, bem como os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre a edição da obra para flauta de Camargo Guarnieri), Jorge Coli (refletindo acerca do fazer musical) e Júlio Medaglia (sobre os mistérios da música).

Desejamos a todos uma ótima leitura!