Seleção de maio 2020

por Redação CONCERTO 01/05/2020

LAUREATE SERIES 
PEDRO AGUIAR
Pedro Aguiar
– violão
Lançamento Naxos. 
Clique para ouvir

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

O violão – seu repertório e seus intérpretes – é parte fundamental do patrimônio musical brasileiro. E deve seguir assim. Não apenas porque obras marcantes e trabalhos autorais têm surgido, levando adiante essa tradição, mas também porque constantemente surgem intérpretes de talento excepcional. Um deles é Pedro Aguiar. Nascido em Brasília, onde realizou seus primeiros estudos, ele já venceu mais de dez concursos internacionais. Entre eles, em 2018, o Concurso Internacional de Guitarra Alhambra de Valência, na Espanha, referência em todo o mundo. Foi a primeira vez que um brasileiro recebeu o primeiro lugar no certame. E uma das consequências da vitória foi a gravação de um disco para a série Laureate, do selo Naxos, disponível nas plataformas de streaming. O disco tem um simbolismo interessante no que diz respeito às obras selecionadas pelo intérprete. Porque, representante do futuro do violão brasileiro, Aguiar resolveu gravar um repertório dedicado à música do país, de compositores como Sergio Assad, Guinga, Villa-Lobos, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe, traçando um panorama da importância do instrumento para nossa identidade musical.


MARIO PILATI
Orquestra Sinfônica de Moscou

Adriano – regente
Lançamento Naxos. Importado. R$ 57,90
Clique para ouvir

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Duas figuras interessantes e pouco conhecidas da música europeia do século XX estão reunidas neste álbum. Mario Pilati foi representante da geração de autores italianos da passagem do século XIX para o século XX – período de turbulência estética ao qual ele reagiu com obras representativas de seu amor pela música barroca e pelo folclore italiano. Já Adriano, assim mesmo, sem sobrenome, nasceu na Suíça, onde começou seus estudos de composição. Revoltou-se, no entanto, com o que considerava a visão limitada dos conservatórios e, trabalhando com os maestros Ernest Ansermet e Joseph Keilberth, foi aconselhado a seguir carreira como regente. Mudou-se, então, para a Itália, onde se tornaria uma autoridade em música de cinema e na obra de Ottorino Respighi. A biografia do maestro o torna um intérprete interessante da obra de Pilati, compositor que manteve, acima de tudo, um foco pessoal a respeito do que a música deveria ser, sem se filiar a escolas. Seu Prelúdio, aria e tarantella tem um caráter solar; já as Quattro canzoni popolari italiane revelam uma delicada sensibilidade igual as bonitas Bagatelles; enquanto Divertimento funde influências das mais diversas, do jazz à música do cinema. Um disco, faixa a faixa, de empolgantes descobertas.


TOSTI
The Song of a Life: vol. 4

Vários cantores
Glenn Morton – piano
Lançamento Brilliant Classics. Caixa com 5 CDs. Importado. R$ 156,90

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Paolo Tosti (1846-1916) era professor de música quando conheceu o compositor Giovanni Sgambatti. Encantando com suas canções, fez questão de apresentá-lo à princesa Margherita de Savoia, futura rainha da Itália. Impressionada, ela o nomeou professor real de música. Ao longo desse caminho, Tosti tornou-se símbolo da canção italiana. Entre cantores líricos, suas peças costumam fazer parte de programas de concertos e mesmo de gravações, momentos em que temos contato com canções de lirismo e expressividade comoventes, que imediatamente nos levam para a rica paisagem de seu país. O projeto The Song of a Life quis ir além no olhar sobre essa produção registrando todas suas peças, um universo vastíssimo, como mostra este quarto e último volume, com cinco discos. Nele, o pianista Glenn Morton, um dos grandes acompanhadores de nosso tempo, professor da Manhattan School of Music, se alia a uma série de cantores para interpretar canções como Io son l’amore, Non domando più nulla!, Io ti sento!, Voi dormite, signora!, A vucchella, Se tu non torni, Non mentire!, L’attesa!, Tutto se scorda! e mais sessenta canções.


TWO LUTES WITH GRACE
Marc Lewon
e Paul Kieffer – alaúdes
Grace Newcombe – soprano
Lançamento Naxos. Importado. 
R$ 57,90
Clique para ouvir

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Documentos de época mostram que o duo de alaúdes foi uma das formações mais populares durante certo período do século XVI e responsável por grandes encontros entre músicos e público. E que repertório esses grupos tocavam, qual o legado musical que deixaram para nós? Foi com essa pergunta em mente que os pesquisadores e músicos Marc Lewon e Paul Kieffer, grandes especialistas na música antiga, iniciaram um levantamento que adicionasse uma trilha sonora ao período. As descobertas foram fascinantes e estão presentes neste disco que evoca a música renascentista por meio de sonoridades profundamente originais, de peças que na maior parte ganham aqui a primeira gravação. Um dos destaques é a seleção de obras de Johannes Tinctoris, como Alleluia, Comme femme e a delicada Le souvenir. Joan Ambrosio Dalza aparece com as interessantes Calata a doi lauti e a série J’ay pris amours, com participação especial da soprano Grace Newcombe. Fascinante é também a produção de Alexander Agricola, um dos mais populares compositores do período, de quem o duo interpreta peças como Mit ganzem Willen wünsch ich dir. Uma viagem estimulante no tempo. 


BEETHOVEN ALIVE
Vários artistas

Lançamento Harmonia Mundi. Importado. 2 CDs. R$ 93,70
Clique para ouvir

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Antes que a pandemia do novo coronavírus interrompesse a programação musical, o aniversário de 250 anos de Beethoven começava a ser celebrado em temporadas em todo o mundo. Agora concertos estão sendo remarcados, programações, reagendadas. Até lá, não há motivo para não manter o contato com esse que é o autor fundamental da música ocidental. Uma opção é esta nova coletânea. Primeiro, porque reúne as principais obras do autor; segundo, porque as oferece em leituras de alguns de seus principais intérpretes da atualidade. As principais passagens da Nona sinfonia, por exemplo, aparecem no registro da Orchestre de Champs-Élysées com o maestro Philippe Herreweghe. A obra para piano solo e os concertos para piano e orquestra são revisitados por Paul Lewis. A violinista Isabelle Faust apresenta trechos das sonatas para violino e piano (com Alexander Melnikov) e do Concerto para violino e orquestra, regido por ninguém menos que Claudio Abbado. O Quarteto Casals interpreta seleção dos quartetos de cordas. Um tributo sob medida, capaz de mostrar por que Beethoven, com sua obra, mudou a história da música e da arte.


DVD
BACH: O CRAVO BEM TEMPERADO

András Schiff – piano
Lançamento Naxos. DVD todas as regiões. Importado. 
Vol. 1 e Vol. 2. R$ 154,40 cada

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Quando o pianista britânico András Schiff subiu ao palco do Royal Albert Hall para interpretar os dois livros de O cravo bem temperado, de Johann Sebastian Bach, a reação foi entusiasmada. No jornal The Independent, um crítico classificou o recital como histórico, usando adjetivos como “estupendo”. Na revista International Piano, um articulista falou em “serenidade transcendente que leva o ouvinte em uma jornada do humano em direção ao divino”. As palavras ajudam, mas nem sempre dão conta do milagre da música. Pois milagre (outra palavra) é o que acontece quando um dos mais importantes pianistas de nosso tempo, capaz de leituras de profundidade impactante, se coloca diante de uma das partituras que definem o sentido da música ocidental, unindo o rigor da técnica à exigência de uma liberdade de expressão só compreendida pelos grandes. É o caso de Andras Schiff, o que faz desse registro um marco histórico.


ALMEIDA PRADO
Obras para piano e orquestra
Sonia Rubinsky – piano
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Fabio Mechetti
– regente
Lançamento Naxos. Nacional. R$ 39,00
Clique para ouvir

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Nas entrevistas que concederam ao jornalista Irineu Franco Perpetuo para a reportagem de capa desta edição da Revista CONCERTO, a pianista Sonia Rubinsky e o maestro Fabio Mechetti contaram um pouco a respeito da relação que mantiveram com o compositor Almeida Prado. Mechetti relembra sua sensibilidade musical, seu conhecimento da história da música e sua busca por uma linguagem pessoal na hora de compor. Sonia Rubinsky, por sua vez, fala de inúmeras conversas, trocas de ideias e informações musicais, audições em conjunto. “Além de uma erudição impressionante, ele tinha personalidade exuberante, e sua música também é assim. Ele era um compositor genial, marcado pelo espiritual, um místico moderno, com ligação com a natureza e fervor pelo que é transcendente, e isso permeia sua obra”, conta. Mechetti e Rubinsky são a alma artística por trás do novo lançamento da série Brasil em Concerto, parceria do Ministério das Relações Exteriores com orquestras brasileiras e com o selo Naxos, com o objetivo de divulgar o repertório nacional. Nele, o foco é a obra para piano e orquestra do compositor, com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais acompanhando a pianista no Concerto nº 1 para piano e orquestra, em Aurora e no Concerto Fribourgeois. São peças dos anos 1980 – com exceção da segunda, escrita em 1975 – e que revelam diferentes facetas do autor. O concerto é símbolo de seu estilo pessoal na busca por explorar a sonoridade do piano; Aurora mantém relação com as Cartas celestes, série de peças inspiradas pelo céu brasileiro; e o Concerto Fribourgeois é um diálogo com Bach, revisto pela sensibilidade do século XX. Em uma entrevista no início dos anos 2000, Almeida Prado definiu o processo de composição como um trabalho no qual é possível “incorporar múltiplas linguagens, mas tendo como referencial a mensagem que você, artista, quer passar ao público”. Isso coloca ao intérprete um desafio: ser capaz de evocar a multiplicidade do autor sem perder de vista sua marca pessoal. Pois é exatamente o que conseguem fazer Sonia Rubinsky, Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais, que, depois de disco dedicado a Alberto Nepomuceno, oferece mais um álbum que com certeza será referência para a compreensão da música de um autor tão importante quanto José Antonio de Almeida Prado. 


Série A música do Brasil – Volumes anteriores    

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Alberto Nepomuceno
O Garatuja – Prelúdio
Série Brasileira
Sinfonia em sol menor
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Fabio Mechetti
– regente
Clique para ouvir

O nome de Alberto Nepomuceno é fundamental para compreender a história da música no Brasil a partir do fim do século XIX. Suas obras marcam a virada para o século XX, tocando na questão de uma música de identidade brasileira. Esse álbum traz três peças fundamentais para compreender o autor. São obras conhecidas, que aqui ganham, não é exagero dizer, leituras de referência pelas mãos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e do maestro Fabio Mechetti, seu regente titular. (CD nacional. R$ 39. Streaming)

 

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Glauco Velásquez 
Sonatas nºs 1 e 2 para piano e violino
Leopoldo Miguez 
Sonata para violino e piano op. 14 
Emmanuele Baldini – violino
Karin Fernandes – piano
A pianista Karin Fernandes e o violinista Emmanuele Baldini estão entre os principais artistas de sua geração. Como escreveu o crítico Irineu Franco Perpetuo, a “qualidade do registro, o apuro técnico, o compromisso para com as obras, o entendimento estético, o bom gosto e o refinamento musical fazem desse não apenas um registro das peças, mas uma verdadeira interpretação, que se deixa ouvir com gosto e prazer, repetidas vezes”. (CD nacional. R$ 39.)
Clique para ouvir

 

[Reprodução capa]
[Reprodução capa]

Heitor Villa-Lobos 
Concerto para violão / Sexteto Místico Concerto para harmônica
Quinteto Instrumental
Osesp / Giancarlo Guerrero – regente
Manuel Barrueco – violão
José Staneck – harmônica
Clique para ouvir

Após gravar as sinfonias de Heitor Villa-Lobos, a Osesp retoma a obra do compositor nesse disco. Desta vez, o repertório aborda diferentes facetas do autor: duas obras concertantes e duas de câmara. Impressionista, o sexteto é de 1917, enquanto as demais peças, dos anos 1950, já apontam para a fase final da carreira do compositor, o que faz do álbum um painel interessante de sua inspiração, em virtuosística interpretação. (CD importado. R$ 59,70.)