Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/11/2020

Prezada leitora, prezado leitor,

Desde que foram retomados os concertos no palco ao vivo e on-line, a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, dirigida por João Guilherme Ripper, tem se destacado pela criteriosa programação e pela qualidade da transmissão. Neste mês de novembro, a Sala Cecília Meireles tem na agenda a integral das 32 sonatas para piano de Beethoven, numa maratona que reunirá sete pianistas em nove recitais. Para redigir a matéria de capa desta edição (página 12), Irineu Franco Perpetuo conversou com todos os intérpretes e traçou uma panorâmica sobre esse verdadeiro monumento da criação beethoveniana.

A Osesp, cercada de rigorosos protocolos de segurança, retomou no mês passado seus concertos com a presença de público – a orquestra já vinha se apresentando no palco da Sala São Paulo com transmissão on-line. Em novembro, a Osesp recebe grandes músicos para a interpretação de um variado repertório, dos quais um dos destaques é o violoncelista Matias de Oliveira Pinto, que, sob a regência de Roberto Tibiriçá, será um dos solistas da gravação do segundo volume dos Choros de Camargo Guarnieri (página 20).

Em nova demonstração da resiliência do meio musical, dois festivais independentes serão realizados neste mês. Em Vitória, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo apresenta sua nova edição, com uma interessante curadoria de Livia Sabag (leia mais na página 16). E, em Tiradentes, acontece o Festival Artes Vertentes, como conta seu diretor artístico, o pianista Gustavo Carvalho, na entrevista da seção Em conversa (página 8).

Na expectativa de que mais tardar a partir de julho do ano que vem possamos retomar normalmente as atividades de concertos públicos, a Cultura Artística, que desde junho vem apresentando uma programação on-line, lança agora sua temporada para 2021. Como em anos anteriores, a entidade planeja dez atrações internacionais de peso, da Sinfônica de Lucerna a András Schiff (página 4).

Como em todos os meses, acompanhe ainda na Revista CONCERTO as colunas de João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia, consulte os roteiros de concertos e recitais e leia sobre o lançamento de CDs e DVDs, bem como sobre todas as novidades da música clássica no Brasil!