Selo SESC lança álbum com inéditas de Francisco Mignone para violão

por Redação CONCERTO 11/04/2021

As partituras estavam em um saco de lixo. Vários papeis, abandonados nas proximidades do Instituto Nacional de Musicologia Carlos Vega, em Buenos Aires. Alguém os levou para dentro. E lá o saco ficou encostado em um canto.

Com o tempo, a musicóloga Silvina Mancilla o abriu e limpou e organizou o material. Mas o valor daquele pacote de partituras para a música brasileira só seria conhecido mais tarde, mais precisamente em 2012. Foi quando o violonista Fernando Araújo esteve na instituição. E se deu conta de que se tratavam de peças para violão até então desconhecidas do compositor Francisco Mignone.

As obras haviam sido escritas para o Duo Pomponio-Zárate, formado pelos violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate, nos anos 1960. Nunca haviam sido interpretadas no Brasil ou gravadas.

O material foi batizado de Manuscritos de Buenos Aires por Araújo, que desenvolveu doutorado a partir das partituras. Em matéria no jornal O Globo, em 2017, quando anunciou sua descoberta, ele as definiu como de “riqueza fantástica”.

E o público tem a chance a partir de agora de conhecer as obras com o lançamento do disco Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e Canções para voz e violão, gravado por Araújo, pelo violonista Celso Faria e pela soprano Mônica Pedrosa.

 

O registro foi feito entre 2018 e 2019 e é lançado agora pelo Selo Sesc – ele chega à plataformas Sesc Digital na quarta-feira, dia 14. 

De acordo com Araújo, nas peças que compõem os Manuscritos, Mignone revisita algumas de suas composições mais antigas para piano, “extensamente retrabalhadas, com novas seções e técnicas de variação”. 

O repertório do disco é formado por Quatro peças brasileiras (Maroca, Maxixando, Nazareth e Toada); duas valsas brasileiras para dois violões; a Canção para dos violões; e o Lundu para dois violões, única peça entre os manuscritos que já havia sido catalogada.

O álbum traz ainda um ciclo de canções escritas por Mignone nos anos 1970 para o duo formado pela soprano Maria Lúcia Godoy e o violonista Sérgio Abreu. 

Celso Faria, Mônica Pedrosa e Fernando Araújo [Divulgação/Marcelo Rosa]
Celso Faria, Mônica Pedrosa e Fernando Araújo [Divulgação/Marcelo Rosa]

Leia também
Notícias
Prepare-se: quinze concertos e óperas para ver na internet
Notícias Gabriella Pace interpreta ciclo inspirado em casos de feminicídio
Notícias Associação Brasileira de Flautistas realiza festival com aulas e recitais
Notícias Neojiba cria programa de cursos abertos e gratuitos sobre música
Textos Pianeiros e pianistas: cultura viva, por Nelson Rubens Kunze

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.