Livro, CD e recital celebram aniversário de Edino Krieger

por Redação CONCERTO 15/03/2021

Quando completou 90 anos, em março de 2018, o compositor Edino Krieger definiu sua trajetória em uma entrevista à Revista CONCERTO: “Tentei fazer algo pela música brasileira, que tem uma história admirável desde o período colonial.”

Na pequena frase, cabem décadas de trabalho como autor, pesquisador, como incentivador de gerações de artistas e como gestor de importantes instituições. Legado que o meio musical brasileiro procura sempre retribuir.

Como acontecerá esta semana, quando o lançamento de um livro, de um CD e um recital on-line vão celebrar os 93 anos do compositor. Será na quarta-feira, dia 17. 

“Edino é patrimônio da cultura e da música de concerto no Brasil. Além de ser um dos maiores compositores de nossa história, esteve à frente de importantes instituições, como o Instituto Nacional de Música da Funarte, o Museu da Imagem e do Som, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e a Academia Brasileira de Música”, lembra o compositor João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles e presidente da Academia Brasileira de Música.

Edino Krieger [Divulgação]
Edino Krieger [Divulgação]

É justamente da academia a edição do livro Textos e contextos, que reúne escritos de Krieger publicados entre 1950 e 2016 – o compositor foi crítico musical de veículos como o Jornal do Brasil e a Tribuna da Imprensa

“Nesta seleção de textos priorizei os que registraram momentos marcantes da vida musical carioca e figuras importantes da criação musical brasileira e de outros países", explica o autor na apresentação. Também foram incluídos na obra textos produzidos para programas radiofônicos da Rádio Ministério da Educação (MEC) e da EBC.

Já o disco Entre Amigos reúne obras de câmara de Krieger, para violino solo, duo de violoncelos e trios (piano, violino e violoncelo). Com produção de Tim Rescala, o álbum conta com a participação do Trio Aquarius e do Duo Santoro. 

O repertório tem composições como a Sonata para violino solo, primeira obra do compositor, e Cadência para dois violoncelos, peça estreada na XXII Bienal de Música Contemporânea, realizada em 2019.

O recital de lançamento acontecerá na Sala Cecília Meireles, às 19 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Academia Brasileira de Música. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Semana Internacional de Música de Câmara realiza nona edição com debate e recitais on-line
Notícias Evento revela bastidores dos teatros e expõe dificuldades do setor na pandemia
Notícias Morre Lauro Gomes Pinto, um defensor da memória da música brasileira
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.