Maestro venezuelano Rafael Payare vai assumir Sinfônica de Montreal

por Redação CONCERTO 11/01/2021

O maestro venezuelano Rafael Payare é o novo diretor musical da Orquestra Sinfônica de Montreal, no Canadá. Ele substitui, a partir da temporada 2022/2023, Kent Nagano, que esteve com o grupo no Brasil em 2019. 

Payare fez seu primeiro concerto com a orquestra após o anúncio de sua contratação no último domingo, dia 10, interpretando a Sinfonia nº 1 de Brahms [o vídeo do concerto pode ser visto gratuitamente até o dia 17 de janeiro no site da orquestra; clique aqui].

O maestro de 40 anos formou-se no El Sistema, projeto de educação musical venezuelano. Ganhou em 2012 a Malko Competition na Dinamarca. Já dirigiu a Ulster Orchestra e atualmente é diretor da Sinfônica de San Diego. 

Com sua escolha, a orquestra canadense é mais um grupo a apostar na renovação na busca de diretores musicais e regentes. A Filarmônica de Israel, por exemplo, convidou Lahav Shani, de 31 anos, para substituir Zubin Mehta; Jakub Hrusa, de 39 anos, comanda atualmente a Sinfônica de Bamberg; Karina Canellakis, também com 39 anos, está à frente da Filarmônica Real de Estocolmo; e Lorenzo Viotti, de 29 anos, além de dirigir a Orquestra Gulbenkian, assume este ano a Ópera Nacional da Holanda. 

A escolha de Payares foi, segundo comunicado da orquestra, resultado de “esforços rigorosos iniciados em 2017” para substituir Nagano, que decidiu não renovar seu contrato. “Nossa busca teve escopo global. Payare é um dos maestros mais destacados da sua geração e um dos mais requisitados na cena internacional. Seu senso musical inato, técnica brilhante e carisma no palco caracterizam seu estilo e abordagem musical", diz o comunicado.

Leia mais
Notícias
Sala Minas Gerais volta a ser fechada para o público
Notícias Osesp faz maratona de verão com treze concertos em onze dias
Notícias Festival Música nas Montanhas terá edição on-line
Retrospectiva 2020 Leia depoimentos exclusivos de artistas, gestores e especialistas

O maestro venezuelano Rafael Payare [Divulgação]
O maestro venezuelano Rafael Payare [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.